Conforme a portaria nº251 do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestao (MPOG) publicada nesta segunda-feira (29) no Diário Oficial da União, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi autorizado a realizar um novo concurso. Serão oferecidos um total de 950 vagas – 800 vagas para técnico do seguro social (nível médio) e 150 para analista do seguro social (nível superior).
O prazo para a publicação do edital de abertura do concurso público será de até 6 meses, contado da data de publicação desta Portaria, ou seja, até dezembro de 2015.
Conforme informações do G1, o provimento dos cargos está condicionado à existência de vagas na data de publicação do edital de abertura de inscrições para o concurso público; e à declaração do respectivo ordenador de despesa sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa com a Lei Orçamentária Anual e a sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.
O último concurso do INSS foi realizado em 2013, com 300 vagas para o cargo de analista do seguro social, com de R$ 7.147,12. A organizadora foi a Funrio. A seleção teve as provas reaplicadas depois que alguns candidatos tiveram problemas de insuficiência de cadernos de provas e confusão em locais de provas. O resultado final foi divulgado em maio de 2014.
Para técnico, o último concurso foi em 2011 quando foram abertas 1.500 vagas para o cargo. O salário foi de R$ 4.496,89. Nesta seleção, também foram oferecidas 375 vagas para o cargo de perito médico previdenciário. A organizadora foi a Fundação Carlos Chagas.
Acorda Cidade