O que mais se ouve no momento é o cancelamento de festas devido a crise que o pais vem enfrentando, mas o Município de Queimadas a união de forças do setor público privado manteve a tradição e realizaram a 45ª Lavagem. A Prefeitura Municipal investiu em toda estrutura logística e atrações de palco, enquanto os blocos, Taz, Arrastão do Gonzagão e Sera que é Hoje? contrataram trios e bandas.
As atividades tiveram inicio pela manhã com o tradicional cortejo cultural que lembra um desfile de escola de samba, são alas formadas por motociclistas, cavaleiros, capoeiristas, baianas, entre outras. O cortejo cultural sai do Centro da cidade percorre cerca de 2 km até o alto da Igreja de Santo Antônio, onde acontece os rituais e o banho de cheiro das baianas. Teve também o Bloco Serazinho? bloco infantil que teve a Banda Fofinho e Cia levando a alegria a criançada.
O primeiro bloco de adultos a sair foi Arrastão do Gonzagão, que foi as ruas pela 3º ano e mostrou organização e recebeu aproximadamente 2 mil foliões.O Bloco para fazer jus contratou Rabelo Gonzaga, cantor cujo repertório e timbre de voz faz lembrar o Rei do Baião com a participação da cantora Gisania. Josiel e Forrozão da Bahia fez o esquenta Gonzagão na abertura e encerrou a participação.
Bloco Taz Levou a Banda Duas Medidas, e saiu depois das 16h e milhares de foliões puderam curtir uma mistura de ritmos e animou aos participantes que estavam de camisa e também o folião pipoca.
Por último, já era inicio de noite quando o Sera que é Hoje? entrou na avenida com o Guig Ghueto o balanço levou muita gente até o chão. (Veja o álbum de fotos)
Após a conclusão do desfile dos blocos a festa se concentrou no Alto de Santo Antônio em palco fixo, parte de competência da Prefeitura Municipal, por lá se apresentaram: Pizada do Patrão, Leandro Rocha, Desejo de Menina, Som de Luxo e Forrozeiro da Moleka.
Redação CN – Fotos: Raimundo Mascarenhas