A Prefeitura de Serrinha, através da Secretaria de Administração e a Policia Militar de Serrinha, promoveu na manhã de segunda-feira (27), no auditório do CETEPS, a Aula Inaugural do Curso de Aperfeiçoamento Profissional para os Guardas Municipais e Agentes de Trânsito do Município.
A mesa de abertura foi composta pelo secretário de Administração; Jivaldo Oliveira, representando o prefeito Osni Cardoso, o major Valter Dórea, o comandante da Guarda Municipal, tenente Carneiro, o diretor do Núcleo Regional de Educação 04, Carlos Carneiro, o diretor Geral da Secretaria de Educação, Silenaldo Nascimento, o vereador Francisco Apóstolos, o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Hamilton Queiroz e a coordenadora de Políticas para Mulheres, Cleuza Juriti.
“Essa iniciativa da Prefeitura de Serrinha, em parceria com a Polícia Militar, de instruir e qualificar a Guarda Civil Municipal e Agentes de Trânsito, ambos laboram com o objetivo que é a segurança pública. Vamos qualificar para prestar um serviço de maior qualidade”. Finalizou o major Valter Dórea.
O Curso de Aperfeiçoamento Profissional para a Guarda Civil Municipal surge da necessidade de aperfeiçoamento, qualificação e adequação da GCM dentro das exigências da Lei nº 13.022, de 08 de agosto de 2014, que requer qualificação profissional das guardas municipais compatíveis com a matriz curricular nacional para a formação das mesmas, que tem como desígnio enfatizar a atuação das Guardas Municipais na prevenção da violência e criminalidade, destacando o papel dos Municípios no SUSP, assim como estabelecer diretrizes e princípios que norteiem regiões do país, respeitando e considerando as especificidades regionais. Em sua fala, o secretário de Administração destacou: “É preciso potencializar o que temos de positivo”.
Dando início aos aprimoramentos, a aula inaugural contou com duas palestras, uma delas ministrada por Maria Renata Teles e Alan Fabrício Matos Oliveira, guardas municipais do município de Alagoinhas/Ba, ambas com o tema: Importância da Guarda Municipal dentro do contexto da segurança pública, e Inez Aparecida Basso, guarda municipal de Curitiba/PR desde 1991, na oportunidade, também abordou sobre a ronda Maria da Penha. Inez Aparecida já foi membro do Conselho Nacional de Guardas Municipais, atualmente é guarda municipal de primeira classe e faz parte da primeira turma da Patrulha Maria da Penha da GCM de Curitiba.
No total, serão ministradas durante o curso 100 horas de qualificação profissional, sendo as disciplinas: Ética, Direitos Humanos e Cidadania; Preservação Ambiental; Legislação; Violência e (in) Segurança Pública; Ordenamento do Trânsito; Prevenção e Combate a Incêndios; Primeiros Socorros; Policiamento em Eventos Especiais; Abordagem a Pessoas e Veículos e Defesa Pessoal.
Informações ASCOM PMS