Com o objetivo de reduzir os acidentes envolvendo motocicletas, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) vai ofertar durante o mês de agosto um curso de capacitação para mototaxistas. O objetivo é atender 600 profissionais que circulam em Salvador e Região Metropolitana.
A iniciativa faz parte de uma parceria firmada na segunda-feira (3), pelo órgão e o Sindicato de Motociclistas, Motoboys e Mototaxistas do Estado da Bahia (Sindmoto), que aderiu à campanha ‘Leve a consciência na garupa’.
Segundo Maurício Bacelar, diretor-geral do Detran-BA, o sindicato irá ajudar o órgão na seleção dos mototaxistas. “O sindicato vai nos ajudar a selecionar quem possui os critérios exigidos para exercer a profissão, como ter completado 21 anos e estar habilitado na categoria A, pelo menos há dois anos, além de possuir todos os dispositivos de segurança”, explicou.
Com duração de 30 horas, a capacitação irá contemplar aulas práticas e teóricas, nas quais os mototaxistas irão aprender noções de legislação de trânsito, gestão de risco sobre duas rodas, segurança e saúde, ética, cidadania e transporte de pessoas. A capacitação garante que os profissionais possam circular nas vias de forma legal, como predispõe a Lei nº 12.009/09, que regulamenta a atividade.
“Precisávamos de uma campanha assim para mostrar que a moto é um veículo muito bom, mas tem seus perigos. Os motociclistas precisam entender que só um bom comportamento no trânsito pode mudar esse quadro de violência tão alarmante. Com mais mototaxistas capacitados pelo Detran, vamos ajudar a disseminar a mensagem da conscientização”, disse o presidente do Sindmoto, Henrique Baltazar.
Fonte: Correio24horas