Depois de cumpridas as formalidades regimentais da Câmara Municipal de Pintadas, inclusive após a realização da Conferência Municipal de Juventude que aconteceu no Salão Paroquial da cidade, com a participação de representantes dos poderes constituídos no município e principalmente adolescentes e jovens da rede pública de ensino e da comunidade em geral, criou-se uma situação de ansiedade para a aprovação do Conselho Municipal da Juventude, que servirá de mecanismo de debate e inserção de novas políticas voltadas para o fortalecimento dos jovens pintadenses em todos os aspectos.
Aguardando também a participação da juventude nos trabalhos do legislativos, especialmente nessa terça-feira,1º, o vereador e presidente da Casa Sandoval Machado afirma que mediante a harmonia existente entre o poder legislativo e o executivo, tem se posicionado no sentido de cumprir sua função principal de dirigente da Mesa, buscando acelerar a tramitação de importantes proposições (projetos de leis, contas anuais, pedidos de providências, indicações e outras matérias), neste caso especifico o projeto voltado para os jovens. Todavia, como está acontecendo nos grandes centros de todo o país a crise econômica e política começa a refletir também nos pequenos municípios, onde fazer política se torna cada vez mais difícil principalmente quando está próximo das decisões sobre a sucessão municipal.
Em Pintadas não está sendo diferente, onde o Partido dos Trabalhadores – PT parece ter iniciado o processo de discussão sucessória através da realização do seu 2º Congresso adotando a postura surpreendente de não oficializar convite ao Presidente do Legislativo mesmo sendo aliado, assim como, alguns partidos que integram a base de sustentação na Casa da Cidadania.
“Mesmo quando eleito para representar os pintadenses com o 1º mandato parlamentar no período de 2004 a 2008, bem como, para o 2º mandato de 2009 a 2012, eu sempre exerci os mandatos respeitando as decisões coletivas tomadas pelo partido. No entanto, à época, mesmo fazendo parte da base oposicionista ao Governo Municipal procurei manter o equilíbrio e sempre defendi todos projetos que fossem para o desenvolvimento do Município, a exemplo o Projeto que criou a Lei Municipal 359 de 05 de maio de 2011, que Dispõe sobre a constituição do Consorcio Público de Desenvolvimento Sustentável Bacia do Jacuípe”, afirmou o presidente.
Atualmente exercendo o 3º mandato, eleito presidente da Casa Legislativa para o biênio de 2013 a 2014, considerado uma das grandes forças políticas do município “fui reeleito por unanimidade para o período de 2015 a 2016, devido ao reconhecimento de um excelente trabalho por parte de todos” garante Machado.
O presidente Sandoval disse acreditar que a falta de alinhamento do Partido dos Trabalhadores de Pintadas com a presidência da Câmara Municipal não deve atrapalhar de modo algum a harmonia do legislativo com executivo devido a sintonia estabelecida com uma demonstração de respeito e sinceridade dos seus representantes, prefeito Curujao e o vice-prefeito Carlos que mesmo com enormes dificuldades têm buscado realizar uma administração voltada para o bem da população e o crescimento de pintadas. “Mas, como em todo processo democrático a maior decisão deve emanar do povo, continuarei exercendo meu mandato tomando as decisões baseadas no melhor para Pintadas”, afirma.
As sessões da Câmara de vereadores são realizadas todas as terças-feiras, horário das 19h, concedendo o direito de qualquer contribuinte inscrito com antecedência de quarenta e oito horas, usar a “Tribuna Livre” com o objetivo de expor qualquer assunto relacionado a administração Pública. Nesta terça-feira dentre várias proposições de extrema importância estará tramitando em plenário, sendo discutido e votado em caráter de urgência/urgentíssima o Projeto de Lei nº 419 de 11 de agosto, que “Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal da Juventude”.
Devido à importância dada ao projeto de lei que cria o conselho da juventude, a matéria estará em tramitação em caráter de urgência na sessão ordinária, aguardando a participação de agentes políticos, prefeito, vice-prefeito e vereadores, tendo como meta da presidência da casa contar com maior participação da juventude e de toda sociedade pintadense.
Redação CN * informações ASCOM – Câmara Municipal