
No último sábado, dia 15 de agosto, começou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação. Em Valente, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizou a vacinação no Centro de Saúde (em frente ao Fórum), Sindicato dos Trabalhadores Rurais (SINTRAF), e na Unidade de Saúde da Família – USF de Valilândia. A campanha que tem como tema “Você é o Protetor do Seu Filho” acontece até o próximo dia 31 de agosto, o público alvo são crianças na faixa etária entre seis meses e cinco anos incompletos.

Durante o período da campanha, as demais USFs realizarão um Dia D de vacinação. O da USF de Junco acontece nesta segunda-feira (17), durante todo o dia e, a partir de amanhã, a equipe se deslocará para as comunidades da micro área de sua abrangência. Já o Dia D da USF de Juazeiro realizará o Dia D duas vezes, dias 18 e 19, o de Santa Rita de Cássia e Casas Populares, dia 20 e o de Tanquinho, dia 22.
Durante o período da campanha a vacinação permanecerá disponível nas Unidades de Saúde da Família e no Centro de Saúde. A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros.
Atualmente, o Brasil está livre da doença, mas a vacinação é fundamental para manter o vírus fora do país, segundo o Ministério da Saúde. O último caso no Brasil foi registrado há 26 anos. Mas, entre 2013 e 2014, nove países registraram casos da doença: Afeganistão, Nigéria, Paquistão, Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria e Etiópia.
Informações e fotos: ASCOM PMV