O Parque de Exposição Miguel Santos Fontes, localizado as margens da BR 110, em Alagoinhas, está recebendo os últimos retoques e começa a ser montado a estrutura de palcos e som para o início da 18ª Exposição Agropecuária, que oficialmente será aberta na próxima quinta-feira, 1º de outubro, às 20h, com a inauguração de uma área para leilões.
Promovida pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG), a Expo Alagoinhas está entre as maiores feiras do agronegócio do estado da Bahia e atrai empresários, expositores e criadores de bovinos, caprinos e equinos de várias regiões do país como Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Sergipe entre outros, que veem na feira a oportunidade de realizar grandes negócios.
Ao falar para o CN, o prefeito Paulo Cezar Simões Silva (PDT), disse que, além da exposição de animais e produtos, a exposição contará com leilões, julgamento de animais, torneio leiteiro, passeio rural com pôneis, apresentações de samba de roda e musicais e shows com Jorginho dos Teclados, Vicentinho e Chiquinho, Alex Dhau, Del Feliz e Gabriel Sampaio e no domingo, último dia do evento, Anderson Costa, Sela Vaqueira e Novo Brilho.
Paulo Cezar falou também sobre as melhorias que foram feitas no parque, a exemplo da construção do galpão de leilões e reforma do redondel e currais, e calculou que passe pelo parque um público estimado de 120 mil pessoas e que sejam movimentando mais de quatro milhões de reais nos cinco dias de feira.
Sobre a área onde acontecerão os leilões, o prefeito falou que recebeu uma doação do Zii Hotel que está sendo construído na cidade e com requinte profissional, cuja obra está sendo realizada pelo Doispontozero, empresa com foco na gestão e construção de hotéis, como objetivo de fortalecer o agronegócio. ”Vamos trabalhar para fortalecer esse importante evento da Bahia e nossa primeira preocupação foi dar condições decentes ao parque para receber grandes pecuaristas do estado e de fora e mostrar um ambiente em que os expositores possam realizar o comércio e exibir suas crias. Além disto, as baias e outros espaços devem ter estruturas, por isso reformamos as baias, os lavatórios e os banheiros para os visitantes”, falou Paulo César.
A exposição vai contar com a parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Associação Comercial de Alagoinhas, Sindicato Rural Patronal de Alagoinhas, Faeb e CNA, e das associações dos Criadores de Gado Girolando (Núcleo do Gir Bahia-Sergipe), Baiana de Criadores de Mangalarga Machador, dos Criadores de Cavalo Campolina, Brasileira dos Criadores de Cavalo Lusitano, Brasileira de Administradoras de Consórcios, dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia, Brasileira dos Criadores de Zebu e da Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro.
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas