Na última quinta-feira (03/09) aconteceu na comunidade de Casa Nova de Lage em Serrinha, o ato de peixamento na barragem comunitária construída pelo CONSISAL em parceria com a Prefeitura Municipal de Serrinha, na oportunidade foram soltos ao total 30 mil alevinos sendo 24 mil Tilapias e 6 mil Tambaqui. Isso só foi possível mediante a um pedido do presidente do CONSISAL Osni Cardoso para o governador Rui Costa que acionou a Bahia Pesca. Com isso a comunidade local poderá fortalecer a sua renda e garantir ainda uma importante fonte de proteína animal com o consumo dos peixes.
Na ocasião o engenheiro do Bahia Pesca André Mota chamou a atenção de alguns moradores da comunidade que estavam presentes no evento para os cuidados com os peixes, já que eles não podem realizar a pesca pelo menos 6 meses, que é o tempo de engorda. Ele recomendou que os moradores sejam “fiscais” do local e explicou, e informou que estão sendo estudados a possibilidade de colocar tanques redes e gaiola na aguada, a qual ele disse que seria um oásis para região. E confirmou que eles dariam treinamento para as comunidades beneficiadas para preservação dos alevinos.
A meta do CONSISAL e da Bahia Pesca será beneficiar todos os outros 19 municípios do consórcio. Estiveram presente ao evento o representante do Bahia Pesca engenheiro André Mota, deputado estadual Gika Lopes, secretário de Administração de Serrinha Jivaldo Oliveira, secretário de Agricultura Renildo Miranda, vereadora e secretária de Assistência Social de Serrinha Helena Barreto , vereador Fernando Oliveira e representando o CONSISAL o engenheiro agrônomo Carlos Alexandre Alves.
Para a moradora da comunidade de Casa Nova de Lage Gildavia Ferreira, só a construção da barragem já foi uma alegria para a comunidade, agora com os peixes ficou ainda melhor, pois o peixe para semana santa já está garantido. Relatando isso com muita felicidade durante a entrevista.
Fonte: ASCOM CONSISAL