Teve inicio na noite de segunda-feira, 7, e vai até o próximo sábado, 12, a Semana da Cultura Evangélica de Conceição do Coité, evento considerado o maior da comunidade evangélica do município.
Inicialmente as atividades estão acontecendo na zona rural como foi o caso da abertura no Povoado de Onça distante 8 km da sede na noite de segunda, com a presença de duas igrejas da comunidade, prefeito Francisco de Assis, primeira dama Flávia Amâncio, vereadores Danilo, Raimundo Carneiro e Analene, e teve a pregação do pastor Durval Carneiro, da Comunidade Evangélica Missionária Pleroma e o louvor ficou por conta da banda Verbo Vivo.
Nesta terça-feira o grande encontro será no Distrito de São João, 12 km da sede, quarta-feira, sera a vez de se reunirem no Povoado de Santa Rosa, considerado o local de onde surgiu os primeiros evangélicos de Coité e na quinta-feira a concentração será no Distrito de Salgadália, todos com inicio às 19h
O ex-vereador e secretário municipal Francisco Apolônio um dos coordenadores o evento disse que desde o ano passado a Ordem dos Ministros Evangélicos de Coité – OMEC responsável pela coordenação geral do evento, vem escolhendo quatro comunidades rurais para dar oportunidade as pessoas que não podem ir a sede e também motivar aqueles que podem a comparecer nos dias 11 e 12 no centro da cidade.
De acordo com Chico Apolônio como é conhecido o coordenador, as igrejas das comunidades ficam com o compromisso em promover o ato, sempre em praça pública, no caso do Povoado de Onça o pastor Durval da Igreja Pleroma, em São João será coordenado pelo pastor Gilson, em Santa Rosa pastor Almeida, e em Salgadália pastor Edmilson, igrejas de ministérios diferentes.
Na sexta-feira, 11, será feriado municipal dos evangélicos antecipado do dia 23, e as atividades terão inicio logo cedo com a tradicional carreata saindo do Distrito de Bandiaçu com destino as principais ruas do centro de Coité, cujo encerramento ocorrerá na Praça da Bíblia. Ainda na sexta-feira, a noite louvor com o cantor André Valadão, e o pregador, pastor Willian Donizette.
Na programação do sábado, 12, haverá a pregação com o pastor César da Comunidade Cristã de Brasília, e o cantor Regis Danese e Junior Neguebe
A Prefeitura principal apoiador da festa está disponibilizando transporte para as pessoas que desejarem ir até as comunidades citadas. O prefeito Francisco de Assis esteve na abertura da semana dos evangélicos na Comunidade de Onça e disse que este ano está sendo semelhante ao ano passado, quando antes de chegar a sede percorreu quatro comunidades, acredita que será mais motivada e receberá o maior numero de pessoas em relação aos anos anteriores.”E uma festa muito importante para mostrar a religiosidade do nosso povo e sobretudo para louvor o santo nome do nosso senhor Jesus Cristo.” Afirmou o prefeito.
Vale ressaltar que os artistas e pregadores dos dias 11 e 12 fazem parte do Projeto Viva Brasil uma organização formada por 40 pessoas e foi justamente para aproveitar a agenda de shows do projeto que foi antecipada a data da festa.
Os evangélicos em mais de 60 municípios baianos comemoram neste mês, o seu dia, e na grande maioria a data 23 de setembro é feriado municipal, entretanto, Conceição do Coité, primeira cidade da Bahia a comemorar, uma iniciativa do então vereador Valdemí de Assis, em 1989 em projeto aprovado pelos vereadores, acontecia no período (17 a 23 de setembro) e mesmo formato dos dias do hoje, mas não era feriado municipal o último dia da festa, eis que a vereadora Maria Eugênia conhecida Geninha que é evangélica, entrou com novo projeto de tornar o dia 23 de Setembro feriado municipal, quando estabeleceu a Lei n. 178, de 15 de dezembro de 1997.
Redação CN- Fotos: Raimundo Mascarenhas