O deputado estadual Alex Lima (PTN) em seu discurso, no ato de entrega de diversas obras no Município de Esplanada localizado no Território de Identidade do Litoral Norte, demonstrou-se muito emocionado, segundo ele, sem dúvidas, foi um dos dias mais feliz de sua vida, pois, além das obras e a interiorização do desenvolvimento, chegou a Esplanada a esperança de um futuro melhor. Está afirmação do parlamentar se deu após acompanhar durante toda manhã e inicio de tarde desta sexta-feira, 25, o governador Rui Costa (PT).
O parlamentar comemorou a chegada do sistema integrado de abastecimento de água que beneficiará os 70 mil moradores da sede e de 27 localidades rurais dos municípios de Esplanada, Acajutiba e Aporá, cujo investimento foi equivalente a R$ 3,6 milhões. A obra foi realizada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), empresa vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) sistema composto de quatro poços, que recalcam água para oito reservatórios e estes distribuem para a sede e demais localidades.
Durante seu pronunciamento, o deputado disse que outro motivo forte de sua felicidade, além da presença do governador Rui Costa, é a importância das obras inauguradas que irão contribuir com a mudança na qualidade de vida das pessoas, contrariando assim o desejo da oposição, a quem chamou de ‘aves de mau agouro’, ou seja, gostam e praticam a política do “quanto pior, melhor” e falou que esses (opositores) estavam todos escondidos. Ao se referi ao município de Esplanada, chamou de solo sagrado e reafirmou o compromisso de continuar lutando pelo seu desenvolvimento e lembrou que a região era esquecida, talvez pela aproximação com o estado de Sergipe e esta realidade mudou após o prefeito Rodrigo de Castro Lima (PTN), conhecido por Rodrigo de Dedé, assumir a direção do município e fazer a grande parceria com o ex-governador Jaques Wagner e agora Rui Costa.
Alex Lima que é natural de Esplanada aproveitou para fazer um discurso de agradecimento e de novas solicitações ao governador, como a importante pavimentação da BA-400, trecho que liga Entre Rios a Cardeal da Silva, considerada fundamental para o turismo da região.
Esplanada é um município de grande potencial, pois fica a 160 km de Aracajú, capital do Sergipe e 160 km de Salvador, as margens da BR 101, cortada por uma linha férrea e conta com uma área no litoral e outra na zona da mata.
O prefeito Rodrigo de Dedé falou que, apesar de toda essa potencialidade, estava condenado ao fracasso até três anos atrás, e agora, após quebrar um ciclo político de 12 anos, o município tem um futuro promissor. Ele contou que ao assumir em janeiro de 2013, encontrou vários problemas e citou débitos com fornecedores e com funcionários, tendo esta realidade modificada e contou com o apoio do governo do estado através dos convênios, “tirando assim um peso das costas do prefeito”, afirmou.
O gestor municipal lembrou que o governador Rui Costa está sempre disposto a trabalhar e destacou a importância da Indústria têxtil multinacional norte americana e líder mundial na confecção de tecidos sintéticos de resinas termoplásticas, a Propex está no Brasil há mais de 30 anos, tendo iniciado as operações no País em 1980, com instalações na Cidade Industrial de Curitiba e em Esplanada vem contribuindo com a geração de emprego e renda.
Sobre a inauguração da fábrica, Rui disse que a crise econômica apenas será superada com trabalho. “Eu pedi à Desenbahia que reorientasse seus empréstimos para aplicações onde se pudesse gerar empregos. Hoje eu firmei um compromisso aqui com o prefeito, para que ele procure a Desenbahia e capte recursos para a construção de um novo galpão, para gerar mais empregos”.
Também foram entregues 339 título de posse de terra para agricultores familiares dos 21 municípios do Território Litoral Norte e Agreste Baiano e, segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, são fundamentais para que a família tenha a possibilidade de passar as terras para seus herdeiros e também para os agricultores terem acesso a créditos como o Pronaf [Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar], que exige uma garantia.” Então, essa ação é uma forma de se levar cidadania e desenvolvimento para a zona rural”, falou Rodrigues.
Os produtores rurais da região também receberam um caminhão baú, para carga seca, e cinco motocicletas. O governador lembrou que a Bahia é o estado com o maior número de famílias vivendo da agricultura no País. “Nós precisamos cuidar com carinho da nossa gente para que a agricultura produza mais e melhore a renda das famílias, o comércio das cidades, gerando emprego e desenvolvendo o nosso estado”, disse Rui.
A identidade que o governador Rui Costa tem com o povo chamou atenção do deputado João Carlos Bacelar (PTN), que também é natural do município.
“Sua história de vida justifica esse trabalho que ele realiza, ou seja, fazendo o que a população precisa a exemplo de água, estrada, emprego e equipamentos para facilitar seus trabalhos”, concluiu.
Antes de deixar a cidade, Rui Costa visitou o Colégio Estadual Celina Saraiva, localizado na Rua Dr. Antonio Gomes Oliveira, fundado em 1997, onde estudam 1.636 alunos, distribuídos na sede e nos anexos localizados nas comunidades de Baixio, próximo a Linha Verde e São José, para conhecer melhor o ensino público baiano e subsidiar o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação.
Trabalham na sede do Colégio 28 professores efetivos, 08 PSTs e em Baixio, 09 professores e 08 na unidade de São José. Em parceria com a prefeitura, a Secretaria de Educação do Estado implantou na unidade um núcleo de ensino profissionalizante dentro do Colégio Estadual Celina Saraiva, com uma média de 35 alunos por sala. Estão sendo oferecidos 03 cursos. Professores, alunos e ex-alunos, a exemplo do deputado Alex Lima recepcionaram o chefe do executivo baiano.
Além do deputado anfitrião Alex Lima, marcaram presença em Esplanada os deputados petistas Joseildo Ramos e Maria Del Carmen. Prefeitos, vice , vereadores e demais lideranças regionais também foram prestigiar o ato oficial.
Redação CN * Fotos: Raimundo Mascarenhas