Ex-prefeito do município de Ipirá, na Bahia, Luiz Carlos Santos Martins foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por desviar cerca de 365 mil reais destinados à merenda escolar em 2004. Os recursos foram enviados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e teriam sido desviados por meio de simulações de compras de produto.
Luiz Carlos Martins fazia réplicas de notas fiscais de algumas empresas, sem o conhecimento delas, para justificar a compra de produtos, ao invés de investir os recursos em merenda escolar das escolas públicas da cidade. A denúncia foi oferecida na última terça-feira, 1º de setembro, pelo procurador da República Samir Cabus Nachef Junior e posteriormente divulgado a imprensa.
O investimento em merenda faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Ainda segundo a denúncia, Martins assinou cheques em nome da prefeitura e realizou saques “na boca do caixa” ao invés de destiná-los ao fornecedor da merenda escolar. O ex-prefeito foi denunciado, pelo MPF, por crime de responsabilidade.
Tribuna da Bahia