O governador Rui Costa (PT), foi recepcionado na manhã desta sexta-feira (11), em Riachão do Jacuípe, por um grupo de senhoras da terceira idade que homenageou o mestre Mané de Isaías com uma coreografia da chula “Quixabeira”, musica com apresentação de dança e o samba de Manezinho de Isaias gravada por grandes nomes da Música Popular Brasileira, a exemplo de Carlinhos Brow, Marisa Monte e Maria Bethânia.
O governador foi a Riachão do Jacuípe acompanhado do secretário de Desenvolvimento Regional, Jerônimo Rodrigues, da deputada Neusa Cadore e dos deputados estaduais Joseildo Ramos (PT), Alex da Piatâ (PMDB), Reinaldo Braga (PR), Adolfo Menezes (PSD) e Marcelo Nilo (PDT), além de Afonso Florence (PT), deputado federal, para entregar títulos de terra para 255 agricultores da região e na ocasião, também foi entregue, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), uma placa à prefeitura da cidade, que representa a universalização do acesso à água, com a entrega de 1.296 cisternas para residências da zona rural, cinco para unidades públicas de ensino e uma para unidade de saúde.
Além das entregas,o governador assinou ordem de serviço para a implantação de 3,2 mil novas cisternas na região, prevista para os próximos dois meses e durante o evento, Rui destacou que o estado tem condições de produzir mais e fortalecer a economia nas zonas urbana e rural. “Quanto melhor estiver a agricultura familiar, o comércio [nas cidades] vende mais, gera mais empregos. Se esta gente [do campo] começar a produzir mais, a cidade também vai melhorar. Não faz sentido à Bahia ainda importar ovos de galinha, leite e frango de outros estados. Nossa meta é botar o povo do campo pra produzir e ganhar mais dinheiro”.
Rui Costa ainda participou da entrega de 14 veículos novos, que foram destinados as prefeituras da região, em especial, às secretarias de agricultura. A iniciativa integra o Programa de Infraestrutura (Proinf) da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A intenção do governo estadual é que os técnicos destes órgãos utilizem os carros para dar suporte à agricultura familiar. “A Bahia é um estado grande, que tem o maior número de agricultores familiares no Brasil. São 700 mil famílias, aproximadamente 2,8 milhões de pessoas que vivem da agricultura familiar. Estes carros são uma parceria com o governo federal”, explicou o governador.
O governador Rui Costa recebeu ainda o Título de Cidadão Jacuipense, concedido pela Câmara de Vereadores de Riachão do Jacuípe e entregue pelo vereador e presidente da Câmara Célio Roberto Silva Brito (PHS), “Celinho da Saúde”. “Este título só aumenta a minha responsabilidade, o meu compromisso com o povo desta cidade”, disse Costa.
Celinho disse ao CN que este titulo está pronto desde fevereiro de 2014, mas nunca teve a oportunidade de entregar. ” Vale salientar que a Câmara aprovou o titulo de cidadão a Rui quando não era nem governador”, afirmou o presidente.
O deputado Joseildo Ramos (PT), lembrou que o momento é difícil, mas o governador entregava obras importantes e ao longo dos últimos 09 anos, vem se construindo na Bahia uma trajetória de desenvolvimento. “Riachão tem vocação e condições de crescer se desenvolvendo sempre, por isso estamos lutando para a implantação de uma agência do Banco do Nordeste e se empenhando na construção do polo industrial de Barreiros, que estar bem avançado”, lembrou o petista.
Para o deputado Alex da Piatâ, nos últimos anos a agricultura familiar tem recebido um apoio importante e tem contribuído com a mudança de vida do povo da zona rural. Segundo o parlamentar, o período prolongado de chuvas fez com que as estradas deteriorassem e algumas delas, a exemplo da BA 120, trecho Riachão do Jacuípe, com mais de dez anos, esteja sem condições tráfego e “necessitamos de uma ação imediata do governo, pois é uma via importante de escoar os produtos da agricultura familiar e uma via importante ligando os municípios do território do sisal os grandes centros de Feira de Santana e Salvador, concluiu”.
A prefeita Tania Matos (PDT), agradeceu o apoio do governador e lembrou o resultado da eleição de 2012, quando venceu com uma diferença de 2.284 votos para sua principal opositora, a médica Gleide Márcia de Oliveira Souza (PCdoB), na ocasião apoiada pelo ex-prefeito Lauro Falcão. Ela disse também que esta foi a maior frente na história eleitoral do município e isso lhe comprometia a trabalhar com mais responsabilidade e garantiu que nestes quase três anos de gestão, o progresso se instalou no município.
Como de costume, durante compromissos no interior, o governador Rui Costa visitou uma unidade de ensino, ou seja, comunidade escolar do Centro Territorial de Educação Profissional Bacia do Jacuípe II João Campos, onde estudam aproximadamente 500 alunos do ensino fundamental II, ensino médio e educação profissional, com cursos de agroecologia, informática e administração. Na unidade, ele visitou dependências e conheceu projetos, como o da horta.
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas