A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Riachão do Jacuípe (STRRJ) comemorou o sucesso da luta para implantação no município do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), que tem o objetivo de fortalecer a agricultura familiar no Território de Bacia do Jacuípe e a ordem de serviço assinada pelo governador Rui Costa (PT), que autorizou a universalização das cisternas no Território Bacia do Jacuípe, entregou 14 veículos, sendo dois Saveiro e 12 Gol, para as prefeituras e consórcio público do Território da Bacia do Jacuípe, dotando as secretarias municipais de agricultura de condições para implantar e monitorar programas e projetos da agricultura familiar em seus respectivos municípios e títulos de posse de terra a agricultores familiares.
Teodomiro Paulo, tesoureiro do Sindicato, falou ao CN que as ações concretizadas pelo governador Rui Costa corresponde um grande avanço e essa luta vem a mais de quaro anos. Teodomiro lamentou apenas a quantidade de títulos de terra entregue os agricultores, pois foram entregues 245 títulos que garante juridicamente a posse da terra, possibilita ao agricultor familiar o acesso ao crédito, às políticas públicas, resgata a cidadania e melhora a qualidade de vida dos agricultores familiares. Mas foi pouco e no caso de Riachão do Jacuípe, apenas 14, enquanto a demanda é pra mais de 700, só para Riachão”, externou Teodomirio Paulo.
O evento que marcou a entrega de títulos, aconteceu na Praça Landulfo Alves, no município de Riachão do Jacuípe, com a presença, além do governador, Rui Costa, do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, do diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, parlamentares federais e estaduais, representantes de entidades da agricultura familiar e prefeituras do Território.
De acordo com o titular da SDR, Jeronimo Rodrigues, as ações representam um avanço no desenvolvimento da agricultura familiar. “Ações como essas, que garantem o acesso à água, a titulação da terra e melhoram a mobilidade de quem trabalha com os agricultores familiares, promovem uma motivação social e possibilitam a permanência dessas pessoas no campo”.
Durante a solenidade foi realizada a entrega da placa número 48.527 a prefeitura de Riachão do Jacuípe, para a colocação na última cisterna instalada, simbolizando a universalização do acesso à água na zona rural desse município, com a implantação de 1.296 cisternas em residências familiares, 05 em escolas municipais e 01 em posto de saúde. Foi assinada ainda a Ordem de Serviço para a universalização do acesso à água nos 14 municípios do Território com a implantação de 3.200 cisternas, beneficiando um total de 10.812 famílias.
O presidente do STRRJ, João Batista Gomes, também ficou satisfeito com todas essas ações que vão melhorar a vida dos agricultores familiares, mas segundo ele, necessita de mais e a entidade continua reivindicando. João Batista lamentou a situação das estradas, porém se animou com a afirmação do governador que até dezembro vai retomar as obras das estradas, pois isso tem dificuldade o escoamento dos produtos e falou também sobre a segurança no meio rural, necessitando que sejam intensificadas as ronda rural. Após conversar sobre esses assuntos com o governador Rui Costa, João, posou para a foto acima ao lado do secretário Jerônimo Rodrigues e do governador Rui Costa.
O secretário da entidade, Renivaldo Miranda ficou satisfeito com todos os projetos, pois os agricultores terão uma atenção especial e destacou a importância de Jerônimo Rodrigues a frente da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), pois conhece todo território e atuou muito anos nos movimentos sociais, em especial no município de Riachão do Jacuípe.
Redação CN * Fotos: Raimundo Mascarenhas