Foi inaugurado na manhã desta quinta-feira, 24, em Serrinha, o Centro Administrativo da Companhia de Emprego Tático Operacional – CETO, do 16º Batalhão da Policia Militar. A cerimônia contou com a presença de várias autoridades militares e locais. Os presentes estiveram reunidos na solenidade para a entrega oficial da sede da CETO, que fica localizada estrategicamente no principal contorno da cidade, às margens da BR 116 e BA 409, possibilitando um deslocamento rápido para qualquer cidade que assim necessitar de seu apoio.
Durante os discursos foi destacado pelo comando, a importância da parceria com a gestão municipal na implantação do espaço, o que vai render uma maior segurança para os munícipes, reforçando o ideal de que segurança é dever do Estado e responsabilidade de todos.
Na oportunidade, o tenente coronel PM, Nilton Paixão Silva Santos, comandante do 16º BPM falou sobre a importância das parcerias estabelecidas para o reforço na segurança local e destacou o papel da família para a sociedade.
“Participo deste momento até emocionado, pois quero aqui citar o papel importante da família na construção de uma sociedade do bem. Os policiais devem ser exemplos de integridade, não sendo corruptos, ou participando de suborno, envergonhando assim a família.” Pontuou.
O prefeito de Serrinha, Osni Cardoso, no uso da palavra agradeceu a polícia e parabenizou o comandante “pelo maravilhoso trabalho desenvolvido à frente do batalhão. A Prefeitura Municipal de Serrinha se coloca a disposição desta efetiva parceria no sentido de fortalecer o trabalho conjuntamente entre município e Estado no tocante a uma oferta de segurança pública com mais qualidade social diminuindo a criminalidade. Afirmou o prefeito.
A base da CETO fica localizada na Av. Mario Andreazza, BR 116, s/nº, Bairro do Ginásio, e serve também com uma estrutura destinada ao desenvolvimento do curso de formação de soldados, que conta atualmente com 60 alunos.
Na oportunidade, o prefeito Osni Cardoso junto aos secretários, realizou a entrega oficial de dois veículos, o para atuar no trânsito e outro no Conselho Tutelar. O novo veículo do trânsito foi adquirido com recursos próprios. Já o veículo do Conselho Tutelar por meio de emenda parlamentar.
A Companhia de Emprego Tático Operacional
A Ceto tem por missão planejar, coordenar, controlar e supervisionar as atividades de polícia ostensiva de acordo com as necessidades de preservação da ordem pública, bem como supervisionar as atividades realizadas pelas unidades operacionais no que concerne a eficiência nas missões de policiamento ostensivo. Além de coordenar os batalhões e companhias independentes de polícia comunitária, que abrangem todo o Estado, este Comando também é responsável pelo comando operacional das unidades especializadas.
Redação CN * Texto e fotos: ASCOM PMS