As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram a ser aplicadas hoje (24) em todo o país. Neste primeiro dia, os 7,7 milhões de inscritos terão 4h30 para resolver as 90 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Mas em Conceição do Coité nem todos que se inscreveram compareceram entre 11h e meio dia, horário de fechamento no Colégio Olgarina Pitangueira Pinheiro,o pouco movimento chamou a atenção de um policial militar que tem trabalhado no colégio neste mesmo período, do porteiro e de uma jovem que faz panfletagem de uma Universidade na entrada do Colégio. Os três foram unânimes ao responder ao Calila Noticias o que acharam do movimento neste primeiro dia, pelo cálculo deles,a abstenção pode chegar a aproximadamente 40%.
Aproximadamente 180 candidatos estão aptos a responderem as provas, mas no “olhometro” pouco mais de cem deve ter comparecido. No momento que o Calila esteve na portaria apenas uma jovem chegou atrasada, 7 minutos. Ele pediu para não ser identificada, mas informou que havia estudado bastante mas se perdeu no horário e dependeu de uma mototaxi para chegar e não foi possível.
A jovem disse que retornará amanhã ciente que não valerá para aprovação, mas servirá para testar conhecimentos.
O que se pode prevê um alto índice de abstenção em todo país, é pelo fato que até ontem (23), cerca de 1 milhão de candidatos ainda não tinham acessado o cartão de confirmação do Enem na internet.
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas