O deputado estadual Alex Lima (PTN), presidente da Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle comentou sobre a autorização legislativa para o governo tomar um empréstimo de US$ 400 milhões com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird).
Segundo o parlamentar, a capacidade de endividamento do estado e o crescimento de 45,3% no investimento da Bahia são fatores essenciais para garantir ‘tranquilidade’ no modo como o governo usará o dinheiro. “Recentemente, o Tesouro Nacional proibiu a liberação de empréstimos para os estados e municípios, mas sabemos que a Bahia cumpre todos os requisitos para alavancar investimentos. Uma prova disso é que entre as dez maiores economias do país, somente a Bahia foi na contramão e elevou o volume de investimentos este ano. Temos um governador que tem gerido as finanças do estado com responsabilidade e cautela, portanto sabemos que novos investimentos virão”, disse o deputado.
Ainda segundo Alex Lima, os recentes investimentos em mobilidade urbana, saúde e segurança pública feitos no estado demonstram que a Bahia tem enfrentado a crise com trabalho. “Hoje, podemos dizer que o metrô é um realidade, além da via expressa, que melhorou a logística urbana da cidade, novos hospitais e escolas. Temos um governo atuante e preocupado com o crescimento econômico e social dos baianos. No entanto, o financiamento para novos investimentos e geração de emprego é essencial”, disse o presidente da Comissão de Finanças.
Redação CN* informação ASCOM Parlamentar