O Município de Monte Santo, no Alto Sertão da Bahia, mantem tradição histórica para comemorar a Festa de Todos os Santos, evento que reúne milhares de pessoas da Bahia e até de outros estados do Nordeste, principalmente romeiros que deixam suas cidades em caravanas para participar das missas e subir a Serra da Santa Cruz, muitos deles para pagarem promessas por dadivas alcançadas.
As atividades religiosas que foram iniciadas na sexta-feira, 30, com celebração de uma missa na Igreja matriz, prossegue até este domingo, 1º de Novembro. Mas neste sábado o religioso se mistura ao profano, já que haverá shows na Praça de Eventos com o cantor Bell Marques ex-Chilete com Banana, Forro Mala 100 Alça e a banda orgulho do povo de Monte Santo Brega & Vinho.
Durante todo dia de hoje (sábado) padres estarão atendendo fies na igreja com confissões, amanhã, 1°/02 Dia de Todos Os Santos as celebrações serão iniciadas bem cedo, com missa na igreja matriz as 5h. Ás 7h missa na Igreja Matriz e no santuário da Santa Cruz, a última missa será celebrada as 9h na Igreja Matriz .
A subida da Serra acontece todos os dias, numa demonstração de fé, quando fieis, romeiros e peregrinos sobem 3 km de extensão e 500 metros de altitude, alguns enfrentam as pedras com os pés descalços na subida do santuário da santa cruz cantando, orando entoando cânticos religiosos, parando em cada capela até chegar ao último templo, de onde é visto uma rica paisagem.
Redação CN * fotos: arquivo Raimundo Mascarenhas