O que o deputado federal Mário Negromonte Junior (PP) havia anunciado há uma semana, em Santaluz, foi oficializado na manhã desta sexta-feira, 09, em Brasilia, com a nomeação do luzense José Hailton Carneiro de Oliveira, superintendente da 6º Região da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF, com Sede em Juazeiro-BA.
A nomeação aconteceu no Ministério da Integração Nacional na presença do ministro Gilberto Occhi e de outras autoridades, entre elas, o responsável pela indicação de José Hailton, o próprio deputado Mário Junior.
Zé Hailton, como é conhecido o ex-vereador de Santaluz e atual secretário de Relações Institucionais do Municipio, irá substituir o engenheiro Alaor Grangeon de Siqueira, e o ato de passe acontecerá na próxima sexta-feira, dia 16,em Juazeiro, com a presença do ministro Gilberto Occhi e do presidente nacional da Companhia Felipe Mendes de Oliveira.
A Regional da CODEVASF é responsável por 27 municipios baianos: Curaçá, Uauá, Chorrochó, Abaré, Macururé, Rodelas, Jeremoabo, Paulo Afonso, Santa Brígida, Glória, Pedro Alexandre, Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Jaguarari, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho, Campo Formoso, Jacobina, Miguel Calmom, Mirangaba, Morro do Chapéu, Ourolândia, Umburanas e Várzea Nova, fazem parte da área de abrangência da 6ª Regional.
Qual o papel da CODEVASF – A Codevasf é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional que promove o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapicuru e Mirim com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social. Ela mobiliza investimentos públicos para a construção de obras de infraestrutura, particularmente para a implantação de projetos de irrigação e de aproveitamento racional dos recursos hídricos e é reconhecida principalmente pela implantação de polos de irrigação, a exemplo do Polo Petrolina–Juazeiro.
Investe também na aplicação de novas tecnologias, diversificação de culturas, recuperação de áreas ecologicamente degradadas, capacitação e treinamento de produtores rurais, além da realização de pesquisas e estudos socioeconômicos e ambientais, entre outras ações. Um trabalho que gera emprego e renda para a população residente em sua área de atuação.
No âmbito do Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas, a empresa realiza constantes investimentos em ações de controle de processos erosivos, esgotamento sanitário e coleta, tratamento e destinação de resíduos sólidos.
Além disso, a Codevasf contribui para o fortalecimento dos arranjos produtivos locais em comunidades rurais, especialmente em áreas tradicionalmente afetadas por longas estiagens, promovendo a inclusão produtiva de famílias por meio do fomento a atividades como apicultura, piscicultura, maricultura, ovinocaprinocultura, cajucultura, entre outras.
Redação CN