Incentivar o gosto pela leitura e desenvolver a oralidade das crianças, através das fábulas, contos e lendas, contando com um elemento especial e muito importante: a música, tem sido uma importante atividade desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação de Serrinha denominado “Eu canto a História”.
O projeto desenvolvido através do setor de educação infantil, vem contribuindo com a formação do indivíduo por meio de incentivo a volta de momentos em que as crianças ‘viajam’ para o mundo mágico dos contos infantis. O projeto atende 2.122 crianças na etapa de Educação infantil fundamental I de 58 escolas e creches municipais.
Caracterizados, o cantor Isaias Moreno e a professora Liu Marques contam e cantam estórias de forma bem atraente, interagindo com os alunos, trazendo-os para o núcleo do conto com o objetivo de promover a iniciativa e o desenvolvimento intelectual.
O cantor Isaías Moreno que faz parte desse e de outros projetos musicais em Serrinha, destaca a importância de resgatar esse universo dos contos infantis numa época em que a tecnologia tem tomado tanto espaço na sociedade, inclusive entre os jovens.
“Através das expressões corporais, junto à musicalização, num cenário com cores, sons e objetos vibrantes, estamos resgatando a inocência dos contos infantis, a leitura de contos de fadas deve ser estimulada também pelos pais. Os pais podem brincar com as crianças, ajudar a construir uma fantasia e criar o hábito de ler uma história, sempre respeitando a vontade delas”. Pontuou o cantor.
Uma história prende a atenção, desperta a curiosidade, a imaginação e a criatividade, promove o enriquecimento na vida interior da criança, auxiliando-a a entender melhor as suas emoções. Assim como nas brincadeiras, as fantasias e os contos de fadas têm um papel importante no seu desenvolvimento emocional de forma natural.
Redação CN * informações ASCOM – PMS