Na tarde desta quarta-feira (7) foi anunciado que o vereador Danilo Ramos (PT) vai assumir a secretaria de Comunicação e Relações Institucionais da prefeitura de Conceição do Coité, enquanto Xande do Revolution deve assumir seu lugar na Câmara.
O petista, no entanto, não cuidará da assessoria do Executivo, ação que continua a cargo do radialista Paulo Marcos, inclusive com um trabalho dinâmico e altamente elogiado pela categoria. Professor Danilo, como também é conhecido, ficará a cargo das questões políticas do governo do prefeito Assis (PT), candidato a reeleição em 2016.
Segundo uma fonte da prefeitura, o martelo foi batido durante uma reunião, na última terça-feira (06), com os vereadores da base. Mas a ida não foi confirmada pelo chefe do Executivo.
A medida já era esperada, pois Danilo acompanha o prefeito nos mais diversos eventos realizados pelo município e em reuniões dentro e fora de Coité. O político, indiretamente, já fazia também o trabalho de interlocução de Assis com as principais lideranças comunitárias locais.
Para assumir as novas funções, fato que deve ocorrer no fim de outubro, o petista vai tirar licença da Câmara e cederá o lugar para o terceiro suplente da coligação, Xande do Revolution.
Caso seja candidato a reeleição, Danilo, por força da legislação eleitoral, deverá deixar as funções da secretaria até abril do próximo ano. Se ocorrer, Xande terá um mandato de aproximadamente sete meses no Legislativo coiteense, tempo suficiente para ganhar capilaridade para 2016.
Essa será a terceira dança das cadeiras na atual legislatura da Câmara de Coité. A primeira ocorreu quando o vereador Rene assumiu a secretaria de Agricultura e deixou a cadeira livre para o suplente Edvaldo Sindicato.
Edvaldo, por sua vez, foi convidado por Assis para assumir a chefia de Gabinete da prefeitura. Com o convite aceito, abriu da cadeira do legislativo para que a segunda suplente da coligação, Elaine Anunciação (PCdoB) tomasse posse das funções de vereadora. Ela é a primeira parlamentar municipal comunista da cidade.
Agora, com a saída de Danilo, Xande assume a sua cadeira. Na eleição, em 2012, o petista obteve 564 votos. Xande é conhecido por sua atuação na Ong Revolution Reggae que realiza projetos sociais na periferia da cidade.
Redação CN* com informações do Correio do Mês