Foi aberta oficialmente na manhã deste sábado, 07, no Parque Agnaldo Gomes, em Conceição do Coité a Feira de Agricultura – FEAGRI, evento voltado para produtores, criadores, e agricultores familiares. O evento repleto de atividades prossegue até o fim da manhã de domingo.
O ato de abertura contou com a presença do prefeito Francisco de Assis, deputado estadual Alex da Piatã, secretários municipais com destaque para o da pasta da Agricultura Renivaldo Santos, representantes de diversas entidades e órgãos voltados para as atividades apresentadas e comercializadas na feira e vereadores.
O evento é uma parceria da prefeitura de Conceição do Coité, juntamente com cooperativas e sindicatos, que investirão R$ 6 mil em prêmios.
Este evento também celebra as realizações da prefeitura com dois importantes programas; o Água da Gente e o Nosso Campo. Ambos proporcionam diversos investimentos que estão mudando para melhor a vida dos agricultores familiares e das pessoas que vivem na zona rural.
O prefeito Francisco de Assis disse que Conceição do Coité tem uma agricultura familiar muito forte, fruto da organização das pessoas em sindicatos, cooperativas, associações, ” e o poder público tem tentado contribuir também, basta dizer que ano passado compramos quarenta e sete por cento da merenda escolar deles, nós construímos quase três mil cisternas, nós levamos extensão de rede de água, aramos mais de quatro mil tarefas de terras, limpamos ou construirmos mais de quatrocentos aguadas,distribuímos trinta toneladas de sementes por ano, temos três mil duzentos e vinte cinco famílias cadastradas no garantia safra, portanto eu acredito que a agricultura familiar em Coité é pujante, é forte, e o poder público dará um empurrãozinho pra que fique cada vez mais forte”, completou.
O prefeito enfatizou bem a compra da merenda escolar, segundo ele nutritivo e de grande qualidade, tipo polpa de fruta, alimentos a base de fécula de mandioca, exemplo do beijú, bolachinha, bolo, sequilhos, entre outros itens saudáveis. “Com isso a gente garante a renda para centenas ou quem sabe milhares de pessoas”, finalizou o prefeito.
O deputado Alex da Piatã disse que a Feira é muito importante, pois Coité tem sido referência na agricultura familiar, ” vi produtos que me deixou impressionado pela excelente qualidade que eu tenho certeza que se conseguirmos uma boa amostra e conseguir atrair empreendedores tenho certeza que poderemos enviar para outras regiões. Chegamos nos grandes centros e encontramos nos shoppings biscoitos, mel, e outros produtos com rótulos de outros estados, quando a gente tem aqui de muito melhor qualidade. Então a FEAGRI serve para mostrar esse nosso potencial”. afirma o deputado.
O parlamentar que participou na sexta-feira, 06, de um grande encontro da agricultura familiar para tratar de uma luta para o governo federal não reduzir os investimentos no Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, que tem uma ligação direta com os agricultores familiares por ser o maior comprador dos produtos, e que pode ter um corte grande nos recursos através do governo federal, disse que está tudo certo para o pessoal coletar assinatura de todos envolvidos aproveitando a feira em Coité para levar ao Ministério da Agricultura, na tentativa de sensibilizar as autoridades a não promover a redução dos investimentos.
O secretário de Agricultura, Renivaldo Santos, disse que a motivação para realização da feira foi o bom inverno que teve no município,” chamamos a comissão, as cooperativas, as associações, sindicato, sentamos com o prefeito Assis, ele topou. A gente não podia fazer a exposição pelo tempo curto e porque também não estava agendada no ranking, foi planejado uma feira, já preparando o espaço para realizar a Expo Coité de 5 a 10 de abril”, garantiu o secretário.
Maria Luzia Santana, coordenadora da FEAGRI e também coordenadora de finanças da COOAFES, disse que a agricultura familiar é forte em Coité tendo se destacado em todo estado, inclusive chamando a atenção de representantes de outros países para conhecer como é feito todo trabalho. Segundo ela, os produtores têm se preocupado em inovar e lançar diversas tipos de alimentos, “no passado era muito importante com o beijú que se destacou e hoje em dia têm uma grande variedade de produtos, não só derivado da mandioca. O alimento a base do licuri, e até cerveja de umbu já está chegando para aquecer ainda mais o trabalho da agricultura familiar”, comemora a coordenadora.
Luzia fez questão de ressaltar que a grande maioria dessa produção é feita por mulheres agricultoras, que tem participado constantemente de cursos e oficinas para se aprimorar cada vez mais e consequentemente oferecer produto de qualidade e de boa procedência.
Atividades de palco
Na noite deste sábado acontecerão três shows com entrada gratuita. Se apresentam Edilson & Edmilson, Laço de Cowboy e Sela Vaqueira.
Programação
Domingo, 8 de novembro
9h – Feira de animais e produtos da agricultura familiar
9h – Torneio Leiteiro
11h – Entrega de premiações e encerramento
Redação CN