A alergia alimentar é uma reação adversa aos alimentos que envolvem mecanismos de defesa do nosso corpo, em sua maioria caracterizados por reações entre substâncias estranhas e o próprio sistema de defesa do corpo humano. Na alergia há uma resposta imunológica imediata ou tardia, isto é, o organismo cria anticorpos como se o alimento fosse um agente agressor e por isso os sintomas são generalizados. Os alimentos que mais comumente causam alergia são a proteína do leite de vaca, do ovo (albumina), do trigo (glúten), frutos do mar, a proteína da soja, chocolate e amendoim.
As manifestações clínicas mais relatadas nos casos de alergia alimentar são coceira intensa na pele, lesões vermelhas na pele dificuldade para respirar, inchaço no rosto, principalmente nas pálpebras ou língua, vômitos e episódios de diarreia. O diagnóstico pode ser feito através de exames laboratoriais e testes alérgicos. Vale ressaltar que no caso da alergia alimentar devemos ter mais cuidados e de fato o alimento alérgico deve ser retirado por completo da alimentação e preparações diárias do individuo. Uma vez diagnosticada a alergia alimentar é de extrema importância fornecer orientações ao paciente e familiares para que se evite novos contatos com o alimento desencadeante. As orientações devem ser fornecidas por escrito visando a substituição do alimento excluído e evitar deficiências nutricionais até quadros de desnutrição importante principalmente nas crianças. O paciente deve estar sempre atento verificando o rótulo dos alimentos industrializados buscando identificar nomes relacionados ao alimento que lhe desencadeou a alergia. Por exemplo, a presença de ingredientes em produtos alimentícios como manteiga, soro do leite, lactoalbumina, proteína do leite, caseina ou caseinato apontam para a presença de leite de vaca, portanto produtos que conter esses ingredientes na sua composição não devem ser consumidos por pessoas alérgicas ao leite de vaca. Todas as orientações devem ser fornecidas por escrito ao pacientes e seus familiares pelo profissional de saúde.
Procure um profissional de saúde para melhor orientá-lo e tratá-lo.
Vanessa Gleizer
Nutricionista Funcional. Graduada pela UNEB. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional. Realiza atendimento nutricional na Clínica Fisiolife, na cidade de Riachão do Jacuípe – 75 3264-3220. Siga no Instagram: @vanessagleizer
E não deixe de curtir a página no Facebook: www.facebook.com/vanessagleizernutricaopersonalizada