Já imaginou quanto tempo os diversos passageiros de ônibus intermunicipais da Bahia perdem esperando o horário exato no qual o veículo vai passar no seu ponto ou na rodoviária? O deputado Alex da Piatã (PMDB) quer facilitar a vida de quem depende desse transporte para se locomover.
O peemedebista apresentou o projeto de lei 21.365/2015, na Assembleia Legislativa, que visa obrigar a instalação de sistema de GPS nos ônibus que trafegam entre os municípios baianos. A medida ajudaria no cálculo da hora e do momento exato em que os veículos vão passar nas cidades.
De acordo com a proposição, nas rodoviárias seriam instalados paineis digitais e um aplicativo para celular seria desenvolvido para os passageiros poderem ter informações a respeito dos horários de embarque e desembarque.
Tomando como exemplo outras cidades brasileiras, principalmente Salvador, que já possuem esse tipo de serviço, o parlamentar estadual argumenta que a medida pode ser atrativa para as empresas, pois os passageiros, muitas vezes, procuram carros alternativos por conta da agilidade.
“Com a universalização dos aparelhos GPS em todos os veículos do transporte coletivo, é possível localizar, em tempo real, cada veículo. Com a tecnologia altamente desenvolvida é possível calcular o tempo que um determinado ônibus irá demorar para chegar. A intenção desse projeto é a universalização da informação”, disse.
Alex também citou aplicativos de trânsito existentes que calculam rotas e dão os horários previstos do tráfego levando em conta, inclusive, engarrafamentos. “Esse tipo de informação pode ser disponibilizada na internet e é viável a disponibilização em tempo real do horário de passagem do ônibus em aplicativos para smartphones. Aplicativos como o WAZE já fazem isso”, argumentou.
Informações ASCOM Parlamentar