O Partido Progressista (PP) oficializou neste domingo (08) a filiação da ex-prefeita de Araci, no território do sisal, Maria Edneide Torres, conhecida como Nenca. A cerimônia de filiação foi realizada na Câmara dos Vereadores do município e contou com a presença do vice-governador João Leão (PP), dos deputados federais Mário Negromonte Júnior. (PP) e José Nunes (PSD) e dos deputados estaduais Aderbal Caldas (PP) e Alex Lima (PTC).
PSD tem três vereadores; Como fica? O vereador Leandro Andrade Macedo, mais conhecido por Léo de Eridan, preside a comissão provisória do PSD no município. Além de Léo, o vereador Rômulo Carvalho Matos e a vereadora Gilmara Góes Magalhães da Costa, fazem parte do quadro. Rômulo Carvalho, disse ao CN que deverá deixar o partido e, a exemplo de Nenca, migrar para o PP e Gilmara Goes, que não compareceu o ato, deverá ir para o PSDB e pleiteia disputar a prefeitura em 2016. Ela foi a mais votada em 2012.
Discurso sempre com humor – O deputado João Leão falou por 55 minutos e na maior parte do tempo foi em forma de humor. Disse que não brigava com ninguém, que estava casado há 42 anos e nunca havia brigado com a mulher. Leão “entrou na vida particular” do deputado Aderbal Caldas, e contou a grande façanha do companheiro progressista que foi pai de cinco filhos no mesmo ano, dois filhos com a mesma mulher (um nasceu em janeiro e outro em novembro). Falando sério, Leão demostrou preocupação com o desenvolvimento da Bahia, pois segundo ele, 87% dos investimentos estão na região metropolitana e seu desejo é expandir até mesmo para o território do sisal.
Menos dedos – Na eleição de 2012 eram usados todos os dedos para simbolizar o “55”, do PSD, mas agora, será um dedo em cada mão, simbolizando o “11”, do PP. Quando o locutor ensaiou o “11”, todos fizeram menos Zé Nunes, que “55”. Embora deva estar firme com o 11, pois seu partido não deverá ter candidato no próximo ano em Araci a prefeito.
Progressistas de muitos municípios – Foi anunciada a presença de progressistas de vários municípios alguns distantes de Araci, a exemplo de Santo Estevão, de onde veio a presidente do PP Mulher, Juliana e dos mais, representado na mesa dos trabalhos pelo ex-deputado Misael Ferreira, considerado por João Leão como defensor legitimo do sisal.
Nenca será candidata a prefeita – O deputado federal Mario Negromonte disse que tentaram denegrir a imagem da ex-prefeita, mas isso não passava de medo e tentaram tornar inelegível. “Garanto a vocês que ela é elegível, será candidata pelo PP, pois ninguém tomará seu partido, ela engrandece o partido progressista na Bahia, inclusive foi peça da nossa publicidade de TV”, concluiu Mário Júnior.
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas