Em parceria com o Departamento de Cultura (DECULT) da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, da Prefeitura Municipal de Conceição do Coité, a Associação Comunitária do Distrito de São João realiza, hoje, 30, às 18h, na Praça da Igreja Católica, uma grande celebração com mistura de arte e cultura popular, intitulado Sarau do São João.
Misturando cultura popular com poesia, música, dança, capoeira, maculelê, samba de roda e bumba meu boi, o distrito do São João comemora mais uma festa de aniversário, reunindo as comunidades do bloco distrital, entorno e sede do município. Além das manifestações culturais dos povoados de Caruaru, Ipuerinha, São Roque, Riacho da Serra, Lagoa das Porteiras, Patos e Cabaceiras, ambos pertencentes ao distrito supracitado, estarão presentes ao evento, também, as comunidades vizinhas de Jitaí, Mocambo e Mandápoles, do município de Retirolândia, objetivando a integração de povos, grupos culturais e artistas, em memória aos 55 anos de vida, desta importante distrito coiteense.
Fredson Costa, diretor do DECULT (Departamento de Cultura) da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, da Prefeitura Municipal de Conceição do Coité, evidencia que o Sarau do São João é uma grande oportunidade de celebração da vida, em parceria com a Associação, escolas, igrejas, grupos culturais e artistas de boa vontade, aglutinando forças para, além da festa, despertar o sentimento de pertencimento ao Distrito. Oportunizando, assim, a criação de uma grande rede solidária das artes integradas e da cultura popular local e/ou municipal.
Farão parte dos atrativos culturais, neste Sarau do São João, artistas locais, como Sandro Matos, a Orquestra de Violões do Projeto Mais Educação do Colégio Estadual Hamilton Rios de Araújo (CEHRA), o Projeto Saúde com Prazer (da Prefeitura), a manifestação A Matança do Bumba Meu Boi (S. João), o Samba de Roda de Cabaceiras, Grupo Mundo Capoeira (sede), Tribal Artes (Goiabeira), o Projeto de Percussão Revolução da Gente (da Associação Cultural e Beneficente Revolution Reggae), Núcleo de Dança Fênix (Coité), Teatro Cactus (Coité), Coletivo de Jovens de Nova Palmares. Estão previstos na programação deste aniversário, também, a poetisa Dálete Santana, os poetas Artur Áriston e Saulo Cardoso, e os cantores Ninho Pestana, Acsa Bruna e Rais Pereira.
Para Perpétua Sampaio, Secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte, de Conceição do Coité, o Sarau do São João transcende à festa de aniversário, constituindo-se em um grande veículo de revitalização, fortalecimento e circulação das artes e saberes da Comunidade em festa, bem como um intercâmbio cultural, em um mesmo palco festivo, envolvendo artistas e manifestações populares coiteenses.
Redação CN