Com o objetivo de universalizar o acesso da população à Rede Mundial de Computadores (Internet), por meio de sinal Wi-Fi, o deputado estadual Fábio Souto (DEM) criou o Projeto de Lei Rede de Tecnologia Estadual de Internet Sem Fio. O projeto beneficiará alunos das escolas públicas, de forma que possibilite sua conexão em todo o espaço da instituição, bem como no seu entorno, o que refletirá o novo momento experimentado pela educação brasileira associada à informação em tempo real.
De acordo com pesquisa, 76% dos professores entrevistados usam laboratórios de informática, e 46% declararam usar hardware na própria sala de aula para auxiliar no ensinamento e aprendizado dos estudantes. Para Souto, esses dados mostram como o educador percebe a importância do uso das novas tecnologias. “Os computadores para uso pedagógico estão, na maior parte, em laboratórios. Nos últimos dois anos houve, ainda, aumento significativo do uso dos tablets e celulares com dispositivos de acesso à internet por parte do alunado. Atualmente não podemos mais pensar em educação sem o auxílio da tecnologia e seus avanços”, destacou.
O sinal sem fio cria um novo ambiente de mídia, simplifica e aproxima significativamente a vida dos professores e alunos. Além das facilidades obtidas em salas de aula e em laboratórios, vários processos administrativos ficarão mais rápidos com a utilização do serviço. “Esse projeto visa auxiliar na educação das crianças e dos adolescentes do Estado da Bahia, agora também dentro das escolas, onde poderemos efetivamente contribuir para um futuro mais integrado e tecnológico das gerações atuais e futuras”, concluiu o parlamentar.
Fonte: Ascom do deputado estadual Fábio Souto (DEM)