É muito comum a frase “notícia ruim é a que mais repercute”, mas a Escola Minha Infância, 23 anos de fundação, localizada à Rua Olegário Lopes, no Bairro Dionísio Mota, na cidade de Valente conseguiu fazer o contrário, ou seja, realizou um projeto com os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I denominado “Circo de Só Ler” que ganhou grande repercussão na cidade e foi um dos assuntos mais comentados na semana.
A Escola promoveu nos dias 13 e 14 deste mês (novembro) na Casa Brasil, uma Feira Cultural envolvendo cerca de 200 alunos que encantou pais de alunos e todo público presente.
De acordo com a diretora de Escola Aldinei Oliveira, o objetivo do Projeto foi fomentar nas crianças o interesse pelo mundo dos livros, do teatro e da fantasia.”O projeto conta a história de um menino que vivia solto a brincar, que gostava de ver TV e de jogar no computador, mas que não sabia ler. Com a chegada deste circo, ele descobre que não é totalmente livre e precisa dar asas à sua imaginação. Então, a trupe do circo, liderada pelo “Livro Encantado”, passou a ser sua orientadora nesta viagem pelo mundo mágico da leitura”. Explicou a diretora.
Ainda segundo a diretora, no espetáculo, o circo é uma escola, onde os alunos caracterizados como malabaristas, palhaços, mágicos, domadores, bailarinos, equilibristas e artistas são os professores que apresentam para o respeitável público o mundo mágico da leitura. “O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz”. Finalizou Aldinei.
O jornalista Eduardo Frederico, pai de aluna, aprovou a inciativa da escola, tanto que fez um relato na página do Facebook da Escola demonstrando sua satisfação por tudo que acompanhou na apresentação das crianças. Ele disse creditar que o que falta no Brasil não é educação. “O que falta são educadores capazes de educar as pessoas com o coração.Nestes dois dias de apresentações teatrais eu vi a alma da educação num evento maravilhoso realizado pela Escola Minha Infância, em Valente.
“Pude assistir o corre-corre das diretoras, professores e funcionários da escola pra se certificarem de que tudo sairia bem, e por isso saiu. Me emocionei com o amor e cuidado da parte dos coleguinhas com dois alunos com necessidade especiais para que eles pudessem subir ao palco e estrelassem, e muitas outras coisas.” Destacou o jornalista.
A vice diretora Jackline Oliveira disse que tudo que foi apresentado para um público em espaço fechado, será apresentado em praça pública, quando no próximo dia 27 todo elenco sairá em desfile pelas principais ruas do Centro da cidade até a Praça do Forródromo onde acontecerá um verdadeiro “espetáculo” do Circo de Só Ler.
VISITE A PÁGINA DO FACEBOOK DA ESCOLA E VEJA MAIS FOTOS
Redação CN / Fotos: arquivo da escola e Raimundo Mascarenhas