Através do projeto de lei 21.689/2015, o deputado Alex da Piatã quer instituir no estado da Bahia uma campanha preventiva aos acidentes de motos.
De acordo com o texto da matéria, os governos estadual e municipais deverão de forma permanente realizar eventos sobre a prevenção as fatalidades, a exemplo de campanhas publicitárias de TV e rádio, debates, seminários, aulas, cursos e palestras.
O PL também sinaliza para campanha quatro eixos: o da fiscalização e repressão; da educação e prevenção; da saúde e legislação e o da ação. A ideia do deputado é aumentar em 30% o número de abordagem a motocicletas; criar um plano integrado dos agentes municipais de trânsito e a Polícia Rodoviária; criar um sistema integrado com o Samu, Corpo de Bombeiros e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) além de um esforço da adequação de leis municipais para aplicação de penalidades e infração sobre veículos de duas rodas.
“Se não tomarmos providências e deixarmos o aumento absurdo de acidentes de motos, a nossa rede hospitalar não vai suportar. Hoje podemos dizer que uma das maiores causas, se não a maior, da super lotação dos leitos hospitalares são acidentes crescentes com motos. É preciso uma grande união conjunta de todos os poderes e instituições”, ressaltou Alex ao comentar a proposição.
O peemedebista, membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia, tem acompanhado de perto esse assunto. O político, inclusive, foi proponente de uma audiência pública no colegiado que debateu o tema. “É assustador o crescimento das mortes no trânsito, principalmente com veículos duas rodas”, disse.
Alex lamentou mais dois acidentes graves em menos de uma semana em Coité que vitimou fatalmente duas pessoas e deixou outras duas feridas Um comerciário morador da cidade de Retirolândia, mas que prestava seu serviço numa loja de Coité, e outro, um produtor rural de família tradicional na cidade, que morreu no fim da tarde de domingo depois de cair de moto quando retornava do Distrito de Salgadália para o Povoado de Goiabeira.
Esse não é o primeiro projeto de lei do deputado que visa garantias de segurança no trânsito. Ele também é autor de uma PL que visa instituir multas a criadores que deixam animais soltos as margens das rodovias baianas.
Fonte: Assessoria Parlamentar