Até pouco tempo atrás quando se falava em destaque de coiteense no esporte se referia apenas ao futebol, seja pela conquista de quatro títulos do campeonato intermunicipal, competição de futebol amador promovida pela Federação Bahiana de Futebol – FBF e para o estágio mais avançado jogadores naturais de Conceição do Coité que brilharam e ainda continuam brilhando nos gramados brasileiros, com destaque para Wallace zagueiro capitão do Flamengo do Rio de Janeiro, e Inácio das divisões de base e grande promessa do São Paulo.
Mas agora os tempos são outros, além dos gramados têm coiteenses brilhando nas quadras e nos tatames. No jiu-Jitsu a estrela de Rabicó brilhou no fim de novembro em competição internacional em São Paulo e pela mesma modalidade a última campeã foi Michele Oliveira, que conquistou no último fim de semana o primeiro lugar no Abu Dhabi Grand Slam de Jiu-Jitsu no Rio de Janeiro, e terceiro lugar no absoluto.
Considerado o berço da arte suave no mundo, o Rio de Janeiro foi palco de um dos maiores eventos de Jiu-jitsu já realizados, o Abu Dhabi Grand Slam Jiu-Jítsu Tour – RJ, que aconteceu entre os dias 5 e 6 de dezembro, na Arena HSBC, na Barra da Tijuca. Já ocorreu em cidades como Tóquio (Japão) e Las Vegas (Estados Unidos), o Abu Dhabi Grand Slam Jiu-Jitsu Tour desembarcou no Rio de Janeiro pela primeira vez. Organizado pela UAE Jiu-Jitsu Federation e com o apoio da Federação Brasileira de Jiu-Jitsu.
A atleta Michele Oliveira, natural de Coité é atual campeã brasileira, campeã sul americana , campeã BJJ Pro. Para alcançar o primeiro lugar enfrentou a atleta Ishtar ObaidAl Forsan (Female), Cintia Maica Silva Caio (Terra Association Brasil) e foi pra final com a Thamara Ferreira da mesma equipe, fechando e vencendo a categoria.
Vale lembrar que ano o Karatê coiteense venceu competição em Goiás, o Judô venceu vários campeonatos em diversas categorias na Bahia e Fortaleza, o Basquete da ADEC conquistou o campeonato baiano.
Redação CN