A deputada estadual Maria Del Carmem (PT), retornou para Salvador no inicio da tarde de sexta-feira,04, muito satisfeita do Povoado do Gregório, 08 km da sede do Município de Queimadas, onde o governador Rui Costa (PT) entregou o sistema de abastecimento d’água que está atendendo as comunidades de Cancela, Fazenda de Cima 1 e 2, Pedrolândia e Gregório, beneficiando aproximadamente 2.200 pessoas. Ela contou ao CN que está obra é um sonho antigo da comunidade e quando assumiu o mandato anterior recebeu em seu gabinete na Assembleia Legislativa o ex-prefeito Paulo Sérgio Brandão com essa demanda e lhe externou as dificuldades em que o povo estava vivendo.
Segundo a parlamentar, aconteceram várias reuniões com as autoridades hídricas do estado e em todos eram questionados o fato de Queimadas ser banhado pelos rios Itapicuru Mirim, Itapicuru-açu e Jacurici, e sofrer com a falta d’água. “Na tentativa de minimizar este problema, eu juntamente com o deputado federal Nelson Pelegrino e o então prefeito, Paulo Sérgio, nos reunimos com o presidente da Embasa, na época, Abelardo Oliveira, começando assim a caminhada com a avaliação da viabilidade da obra, análise técnica da área e o resultado constatou-se que era viável”.Afirmou a deputada.
Ela lembrou que o povo bebia água acumulava em poças barrentas em uma grande laje de pedra e tanques naturais, nos escassos períodos de chuva. “Era a única fonte de abastecimento, além dos carros pipa e hoje, a água já cai na torneira das casas do Gregório das outras comunidades graças ao sistema de abastecimento de água construído pelo governo baiano”.Comemora a parlamentar.
Maria Del Carmem chegou ao município por intermédio do ex-prefeito Serginho, como é conhecido Paulo Sérgio Brandão, em um momento de instabilidade política. Serginho assume a prefeitura de Queimadas pela primeira vez em 2008 com a cassação do ex-prefeito José Mauro de Oliveira, de quem era vice-prefeito e em março de 2010, depois Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassar o mandado do então prefeito Edvaldo Cayres Rodrigues e do vice-prefeito Francisco César de Oliveira, ele assumiu por ser segundo colocado na eleição de 2008.
“A luta para Serginho chegar ao poder foi nossa e do deputado federal Nelson Pelegrino e aquele era um momento critico para cidade. Infelizmente Queimadas ao longo de sua história têm vivido momentos difíceis com prefeitos que não tinham responsabilidade com o povo”, lembrou. Para a deputada, Serginho foi um grande prefeito, mas a população não entendeu a importância dele.
Questionada sobre a pequena quantidade de votos na eleição do ano passado, ela disse foi em virtude do desanimo de Serginho por conta de não sido compreendido pela população, apresentou seu candidato em 2012, não obtendo êxito nas urnas, resolvendo assim cuidar dos seus negócios, “isso faz parte da política, mas estamos prestes ao novo embate e estou disposta a mais uma vez lutar em defesa do projeto do PT e eleger um prefeito comprometido com o povo”. Afirma.
Mesmo sem a resposta eleitoral, a parlamentar no palanque aproveitou para solicitar do governador a limpeza e revitalização da barragem dos Cochos, importante fonte de emprego e renda no setor de turismo, o esgotamento sanitário da cidade, pois os esgotos estão sendo jogado no Rio Itapicuru, a extensão do sistema de abastecimento d’água do Riacho da Onça a Vargem da Capoeira e Limpo dos Bois. “Governador, tem ainda a necessidade de se colocar um transformador na Comunidade de Quati para garantir que o poço artesiano implantado seja usado pela população”. Concluiu.
Del Carmem foi a primeira parlamentar a chegar à comunidade distante cerca de 300 km de Salvador de onde saiu praticamente na madrugada, e ao termino do evento visitou algumas residências ao lado do ex-prefeito Serginho.
Redação CN * Fotos: Raimundo Mascarenhas