O Diretório do Partido dos Trabalhadores – PT de Conceição do Coité realizou na manhã deste domingo, 20, no Centro Cultural mais um Encontro Municipal do partido onde contou com a presença do prefeito Francisco de Assis, deputado estadual Joseildo Ramos, vereadores da base governista, secretários, presidente do diretório local Aroldo Portugal, de Valente Tita Ferreira e José Silva diretor executivo do CONSISAL ele que recentemente passou o cargo de presidente para Tita. O evento reuniu ainda representantes de movimentos sociais e da sociedade civil organizada.
O objetivo do encontro foi discutir a atual conjuntura política local e nacional e as estratégias do partido para o próximo ano quando se pretende reeleger o prefeito Francisco de Assis e acabou sendo pautada no Encontro promovido pelos oposicionistas realizado em Coité entre as lideranças e a população na última sexta-feira.
O vereador licenciado para ocupar o cargo de secretário de Comunicação do Município, Danilo Ramos, provocou maior alvoroço quando durante seu discurso perguntou: “quem é ACM Neto no jogo do bicho, na politica de Coité?”. O ex-líder do governo municipal questionou depois de ler a reportagem no Calila do encontro dos seus adversários e que no pronunciamento do deputado Tom Araújo ele teria mandado um recado para o prefeito Assis se preparar, pois 2016 estaria chegando e o seu grupo contaria com a força do seu grande líder ACM Neto que teria dito ao deputado que Coité está entre as 30 da Bahia que ele quer ajudar eleger o prefeito, por isso Danilo fez a pergunta.
Danilo disse que pensou que o deputado iria falar da maior liderança como sendo seu pai, pois segundo ele admite que na condição de prefeito municipal deu sua contribuição, mas que ACM Neto nada tem feito por Coité, e a forma como Tom falou parecia ser uma liderança envolvida e com prestigio na cidade.
Ainda sobre o assunto do que foi dito no encontro da oposição que rebateu de forma mais leve foi o prefeito Assis, acusado de não ter realizado nada e que mentiu quando também no Calila disse que tem 30 obras em andamento no município. Não citando nomes nem comentando a reportagem, abriu o discurso questionado como seria um coiteense que deixou a cidade em 2012 e só agora está retornando descer na rodoviária que tivera visto pela última vez completamente abandonada servindo de ponto de droga de prostituição, e ao descer do ônibus ao lado de um amigo e mostrar a sua cidade com orgulho. No mesmo espaço saber que existem 39 salas atendendo diversos serviços no local antes sub utilizado.
“Vamos dizer que ele resolva sair e precisa chegar em qualquer ponto da cidade buscando orientação de centenas de placas que foram implantadas da nova sinalização de trânsito, passar pelo centro e encontrar dois modernos semáforos, um já existia, mas trocamos por mais moderno. Digamos que ele deseja chegar ao cemitério para vistar o túmulo de um ente querido ele vai encontrar um jardim todo requalificado com pedras de mármore, ruas asfaltadas, e ele resolve também ir a Babilônia com Wi-Fi livre ali mesmo ela faz um foto e manda para uma pessoa la na cidade onde ele está morando”.
Ao responder as obras em andamento, ele disse que vai listar e fazer chegar ao deputado que segundo ele parece não conhecer mais Coité. Segundo o prefeito, não bastasse as inúmeras obras e programas levados para o Distrito de São João (citou uma por uma) disse que somente naquele distrito tem quatro obras em andamento. Ao CN o prefeito disse que nunca usará da mentira para enganar as pessoas e se foi dito que essas obras estão sendo feitas é porque estão e em breve serão mostradas.
Sobre o encontro, o prefeito Francisco de Assis considerou muito importante, principalmente para animar a militância e fazer a confraternização do final de ano, apesar no âmbito nacional ter sido de defensiva, praticamente um ano perdido, mas fecha muito bem com a decisão do Supremo Tribunal Federal que decidiu alterar o rito do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff e a mudança no Ministério da Fazenda, com a substituição do ministro Joaquim Levy por Nelson Barbosa. “Enfim, para o município esse tipo de encontro é muito importante, pois reanima a militância e devemos está sempre em prontidão, pois a luta é árdua, necessária e constante”, falou Assis.
O deputado Joseildo Ramos (PT) como tem feito em todos encontros do partido, voltou a defender as conquistas dos governos de Lula e Dilma, ressaltando a importância da continuidade do projeto em curso. “Após 500 anos de história oficial, o nosso país passou a ser governado para todos. Os governos do PT e seus aliados têm feito uma verdadeira revolução silenciosa, mudando pra melhor a vida das pessoas. Aqui discutimos os caminhos que temos que trilhar os desafios a vencer e sobre tudo tivemos uma prestação de contas bem cristalina por parte do prefeito Assis e verificamos o reconhecimento das lideranças que estiveram no evento. Assis é um divisor de água na política do território do sisal”. Afirmou o deputado.
Para Aroldo Portugal, o PT tem que preparar a militância para os embates, porque tem muita gente que às vezes escuta os comentários de rua e não deve aceitar qualquer tipo de provocação. “Aqui (encontro), compareceu pessoas que esclareceram as dúvidas da militância e no final decidimos ficar de plantão e vamos à luta e nas ruas em defesa do nosso projeto”, falou Portugal.
Na oportunidade o presidente informou que nos últimos dias 63 pessoas se filiaram no partido em Coité, e na oportunidade foi convocada para falar em nome de todos , a professora e secretária de Educação, Cultura e Esporte do Município Perpétua Sampaio.
A nova filiada disse que nunca havia se filiado a partido, era simpatizante do PCdoB e até participou de movimentos nos tempos de estudante em Salvador, e que agora resolveu se filiar no partido por todo avanço que o pais deu após os governos petistas e não vamos permitir ser desqualificado por pessoas que sempre se beneficiou da miséria do nosso povo, ” eu entro nessa luta para defender esse projeto, que é o momento de todos nós, nos unamos para não deixar que esse golpe vingue. A desqualificação que eles querem fazer do nosso partido é porque nós estamos incomodando”, afirmou a nova filiada.
O encontro municipal contou também com a presença de duas lideranças de Valente, o ex-presidente do PT José Silva e Tita Ferreira atual presidente. Zé Silva ao falar para o Calila Noticias disse que a visita cordial no encontro de Coité faz parte de uma estratégia de apoio em toda região, para discutir a conjuntura politica para 2016, “combater esse golpe que a oposição está, ou melhor estava querendo promover, apos a decisão do supremo acho que barra definitivamente essa articulação da oposição, da nossa parte também sempre se articulando para contribuir um com o outro, sexta-feira a gente teve um encontro muito bom do partido junto com o governo municipal, Assis prestigiou a gente, e a gente está aqui também para devolver a gentileza”. Disse Zé Silva.
Ao falar para o CN, o presidente Tita confirmou que participaram do evento em Valente mais de 500 pessoas e ouviram do prefeito Ismael Ferreira o que foi feito em obras de saneamento e infraestrutura e aquelas planejadas para o próximo ano, a exemplo do projeto de esgotamento sanitário, pavimentações, em especial a Rua da Creche construída em diálogo com o governo federal.
Redação CN * Fotos: Raimundo Mascarenhas