Aconteceu na última quinta-feira (10) em todo estado, as eleições para dirigentes das escolas estaduais. Com onze colégios aptos para realizar a eleição, apenas o colégio José Ferreira em Salgadália, distrito de Conceição do Coité, teve disputa entre chapas.
Com duas chapas na disputa, a chapa 1 era montada por Simone Nascimento como diretora e para vices Wagner Lopes e Catiane Mota que disputavam o cargo com a chapa 2 composta por Arinaldo Barreto para diretor, Maria Telma da Almeida e Anne Conceição Cardoso como vices.
A eleição transcorreu de forma organizada e tranquila. Cerca de 853 pessoas entre alunos, pais, professores e funcionários estavam aptos a votar e as duas chapas contabilizaram 697 votos.
Simone Nascimento foi eleita pela terceira vez consecutiva com 530 votos, representando 74,54% dos votos válidos e terá um mandato de quatro anos, estando à frente da escolas no próximo Ano Letivo de 2016. “O povo optou pela continuidade porque acredita no nosso projeto e estamos na luta”, avaliou a diretora reeleita. Arinaldo Barreto, adversário de Simone, obteve 167 votos, 25,46% do total.
O resultado final da eleição será homologado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia que editará, em seguida, a nomeação dos diretores e vice-diretores eleitos.
Os diretores e vice-diretores nomeados vão participar de cursos em Gestão Escolar oferecidos pela Secretaria da Educação. Além disso, farão avaliações anuais de desempenho, cujos conteúdos levarão em conta as especificidades de nível e das modalidades de ensino das unidades escolares que gerem. “Vamos estabelecer um compromisso de gestão entre os novos gestores e a Secretaria da Educação, para atingir o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem nas escolas”, garantiu o secretário da Educação, Osvaldo Barreto.
Redação CN* com informações da Ascom