Motivado pela grande paixão ao Esporte Clube Vitória, o escritor feirense José Batista Freitas, fez uma promessa: se o clube ascendesse à Primeira Divisão do futebol brasileiro, iria a pé da cidade de Feira de Santana até Salvador, num percurso de aproximadamente 120 quilômetros.
O clube baiano cumpriu a sua parte e retornou à série de elite do futebol brasileiro, quando, no dia 21 de novembro, derrotou o Luverdense pelo placar de 3 a 0, na Arena Fonte Nova. Já o torcedor rubro-negro, que se preparou com antecedência para a maratona, iniciou a caminhada nesta segunda-feira (14) e o objetivo é chegar no dia 18 de dezembro na Igreja Senhor do Bonfim, no Largo do Bonfim.
Mesmo com todo o desgaste natural da caminhada, agregado a alta temperatura que faz na região, beirando constantemente os 40 graus, Batista confirmou que realizará todo o trajeto com uniforme completo. Segundo ele, não é sacrifício quando se faz algo por aquilo que é a sua paixão.
Calila Noticias já fez reportagem semelhante com torcedor do Bahia – VEJA ou relembre
Assim, a fé inabalável no time jamais fez considerar a possibilidade de não realizar o percurso. “Muitos não acreditavam que isso iria acontecer. Houve uma série de resultados negativos e os mais experientes cronistas esportivos descartavam o retorno do Vitória.”, afirma.
Devoto de Senhor dos Passos e Senhora Santana, não nega que tenha sofrido bastante, mas as orações sempre foram rotina diária, sustentando a promessa. Personagem certo nos jogos, Batista reforça a fidelidade ao clube “Estou presente em todos os momentos. Desde o início acreditei que voltaríamos à Primeira Divisão, nunca tive problemas com os que não queriam que isso acontecesse ou não acreditavam. Eu sempre acreditei”, declarou.
O rubro-negro já se considera experiente em longas caminhadas e promessas, garantindo que todas foram bem sucedidas. As quatro primeiras pela saúde e o sucesso político do então senador Antônio Carlos Magalhães e a mais recente pela eleição de ACM Neto a prefeito da capital baiana.
Reportagem de Leandro Oliveira – Site Acorda Cidade.