Após polêmica causada nas redes sociais depois da divulgação, pela prefeitura de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, de uma publicidade da “Lavagem da Purificação” com a imagem de jovens loiros, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo publicou novos cartazes de convocação para a tradicional festa popular. O evento, iniciado no século 18, ocorre este ano entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro.
Santo Amaro fica a 70 km de Salvador e é famosa por ser cidade natal da família de Caetano Veloso. A festa popular começa sempre com a lavagem da Igreja Matriz e faz homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Purificação.
Em uma das novas peças publicitárias postadas no perfil oficial da prefeitura no Facebook, a imagem dos jovens brancos deu lugar à foto de um índio. Em outro cartaz, divulgado na mesma rede social, foi colocada a imagem de pessoas negras. A publicidade inicial com os loiros, no entanto, continuava na página da prefeitura até a tarde desta quinta.
Na mensagem dos novos cartazes, a prefeitura utilizou as frases “#Tá Todo Mundo #Convidado” e “Nosso convite é pra todo mundo”.
G1.com