No próximo sábado, dia 30, acontecerá no Centro Cultural Ana Rios, em Conceição do Coité, a 3ª Conferência LGBTT do Território do Sisal. O evento que pretende reunir em média 200 pessoas dos 20 municípios que formam o Território integra a etapa preparatória para a Conferência Estadual (decreto nº 16.389/15) e Nacional que acontecerão respectivamente em março e maio de 2016. A Conferência se constitui como espaço aberto à população em geral e tem por objetivo avaliar e construir propostas para a garantia da cidadania e melhoria de vida através de políticas públicas das LGBT do Sisal.
O evento está sendo organizado por representantes da Sociedade Civil e Poder Público, destacando-se as prefeituras de Conceição de Coité e Serrinha, ambas empenhadas em realizar uma Conferência que acolha os demais municípios do Território do Sisal.
A Conferência terá como tema: “Zero violência contra LGBT – construindo uma Bahia que respeite a diversidade sexual e de gênero”. E tem por objetivo avaliar e propor estratégias para fortalecer a implementação do Sistema Nacional LGBT na Bahia, com articulação e integração com outras políticas públicas, também sugerir estratégias para enfrentar a discriminação sofrida por LGBT, em decorrência da orientação sexual e identidade de gênero.
A conferência será estruturada em quatro eixos temáticos: I – Participação Social, Sistemas de Proteção Social, Sistema Nacional de Promoção da Cidadania e Enfrentamento da Violência Contra a População LGBT; II – Cultura, Comunicação e Educação em Direitos humanos; III – Segurança Pública e Sistemas de Justiça na Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da População LGBT e IV- Marcos Jurídicos e Normativos para o Enfrentamento à Violência Contra a População LGBT. Durante as atividades também serão escolhidos os delegados do poder público e da sociedade civil, que ficarão responsáveis em defender as propostas de soluções para as problemáticas de seus municípios na 3ª Conferência Estadual LGBT.
Assim, a Comissão Organizadora Local convida toda a população, principalmente os cidadãos LGBTT para debater, dialogar e traçar estratégias que avancem e contribuam para o fortalecimento de políticas públicas para o público LGBT. Assim, qualquer pessoa que se sinta interessada em contribuir para a ampliação do debate pode se inscrever e enviar para [email protected].
As inscrições poderão ser realizadas também no dia no local do evento, no Centro Cultural Ana Rios em Conceição do Coité. Dúvidas e sugestões poderão ser encaminhadas para este mesmo e-mail ou em nosso perfil no facebook https://www.facebook.com/events/446412818898091/