Os novos membros do Conselho Tutelar de Valente tomaram posse na última segunda-feira (11), na Casa da Cultura, depois de eleitos pelo voto popular no dia 04 de outubro de 2015. Na solenidade, foram empossados os titulares Andreia Gordiano, Juciane Maciel, Uzenilda Lima, Aldenice Almeida e Genilson Figueiredo. Na primeira suplência, ficou a candidata Anatildes de Oliveira e na segunda, Flávio Teixeira.
Durante a cerimônia, a mesa foi composta pela chefe de gabinete Maria Madalena,na ocasião representando o prefeito Ismael Ferreira, a secretária de Educação, Carlília de Cássia, a secretária de Assistência Social, Érika Simões, o secretário de Saúde Agnaldo Oliveira, o secretário de administração Rodrigo Carneiro, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Rosenilda Guimarães e também pelos ex-conselheiros tutelares.
Após os discursos das autoridades presentes, que ressaltaram a importância do Conselho Tutelar, zelando pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, de forma ética e responsável perante a sociedade, lembraram também do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os conselheiros foram empossados pra o mandato de quatro anos. A equipe passará por capacitações na cidade de Conceição do Coité com vistas a conhecer um pouco mais sobre a prática do trabalho com crianças e adolescentes.
Na oportunidade houve uma apresentação musical do projeto Faça Mais Bonito/COMBACIN e uma dinâmica de integração coordenada por Roberto Arcanjo. Além da população e familiares dos eleitos, secretários e diretores do Governo Valente também estiveram prestigiando o evento.
O Conselho Tutelar é um órgão público que atua na defesa de crianças e adolescentes brasileiros. Cada cidade tem pelo um conselho, que é formado por cinco membros da população que são escolhidos através de eleições. Eles são responsáveis por fiscalizar e investigar denúncias de abusos, maus-tratos e negligência contra crianças e adolescentes.
Fonte: ASCOM/PMV