A chuva é sinal de alegria nas mais diversas regiões do interior do estado. Mas para a cidade de Riachão do Jacuípe, ela chegou com transtornos. A forte chuva que caiu fez com que o Rio Jacuípe transbordasse e deixasse a sede do município ilhada. A força da natureza fez alguns estragos, como a queda de uma ponte na BR 324 na entrada do município, o alagamento da BA 120 e diversas famílias que ficaram desabrigadas por conta cheias do rio que atingiu suas casas.
Preocupado, o deputado Alex da Piatã (PMDB) mobilizou órgãos estaduais e federais no intuito de auxiliar a população local. O parlamentar vendo a gravidade do problema conversou no inicio da manhã de sexta-feira (22) com o chefe da Defesa Civil do estado, Rodrigo Hita, que encaminhou a cidade um técnico do órgão para avaliar de perto as estruturas das casas alagadas e das ruas no entorno do rio, além de ver a situação de barragens e estradas da região. O parlamentar irá visitar a cidade ao lado do secretário na manhã deste sábado 23. Na CONAB,(Companhia Nacional de Abastecimento) Alex tenta viabilizar o envio de alimentos.
O peemedebista também articulou com o DNIT, departamento responsável pela supervisão das rodovias federais, e, com o superintendente estadual, Amauri Sousa Lima, acertou a ida de uma equipe, que também viajou ao município para cuidar da ponte e buscar meios para recuperar o trecho atingido pela correnteza. Por se tratar de emergência, está sendo contratada uma empresa para recuperação do trecho e deverá ter inicio até segunda-feira.
O deputado mobilizou também a secretaria de Infraestrutura do estado, a Seinfra, na tentativa de providenciar maquinário para poder cuidar do escoamento e da passagem dos carros na BA 120 que liga Conceição do Coité a Riachão, nas proximidades do Açude do Cedro, que transbordou e água passou por cima da estrada provocando estrago.
Nas ações concretas, o parlamentar informou que neste sábado (23), será encaminhada a cidade 150 colchões e cinquenta caixas de água mineral quer serão distribuídas nos alojamentos e técnicos da vigilância sanitária foram deslocados com hipoclorito de sódio por causa da quantidade de água suja. Um de seus assessores, José Raimundo Martins, está à disposição para atender a demanda da população e intermediar o diálogo com o deputado.
Pelas redes sociais, o político lamentou o ocorrido. “Graças a Deus, chove na Bahia. A roça fica com a terra molhada, o tanque enche d’agua. Mas às vezes a força da natureza causa transtornos em nossas cidades. Em Riachão do Jacuípe, por exemplo, venho lamentar o caso das famílias que estão desabrigadas com a cheia do Rio Jacuípe. Estive lá há menos de um mês, com as famílias na mesma situação. Coloco o nosso mandato a disposição para poder ajudar no que for preciso”.
JANEIRO – Há menos de um mês o deputado esteve na cidade de Cipó para conversar com as famílias desabrigadas. Logo no início do ano, em outra forte chuva, o rio alagou algumas ruas da cidade, mas sem a força do que aconteceu na madrugada desta sexta-feira (22).
Ouros demanda – O parlamentar também demonstrou preocupação com a interdição da estrada que liga Filadélfia a Itiúba, na conhecida “Ponte da Belinha”. Técnicos da Superintendência de Infraestrutura de Transportes, antigo DERBA serão deslocados para o local neste sábado.