A alfabetização das crianças até os oito anos de idade, meta prioritária do programa Educar para Transformar, foi a pauta do I Encontro de Formação da Equipe de Formadores do Pacto Estadual de Educação na Idade Certa (Pnaic), nesta sexta-feira (12). O encontro, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, reuniu professores formadores que atuam em todos os 27 Núcleos Regionais de Educação (NRE) em articulação com os municípios.
Durante o encontro, o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, destacou que a formação dos professores das redes estadual e municipal é parte das ações desenvolvidas em regime de colaboração entre Estado e municípios para garantir a alfabetização das crianças na idade certa. “Estamos preparando o grupo de formadores da Secretaria da Educação do Estado que vai formar os orientadores e coordenadores de estudo dos municípios, criando uma rede que chega a cada sala de aula, no sentido de garantir o processo de alfabetização das crianças até os oito anos de idade”, afirmou.
Para a formadora Gilda Sandes, que atua nos Núcleos Regionais de Barreiras, Santa Maria da Vitória e Bom Jesus da Lapa, toda a formação continuada é muito importante para os professores. “É uma formação primordial porque nós vamos multiplicar todo o processo que ocorre aqui juntamente com os coordenadores e orientadores de estudos que trabalham com a alfabetização, onde conseguimos traduzir e levar o conhecimento para a sala de aula”, afirma a educadora.
Já a formadora Gilbene Esquivel, que atende aos NRE de Seabra e Itaberaba, afirma que “o objetivo é solidificar uma rede extremamente importante para a alfabetização por meio da união do Estado com os municípios, para garantir às crianças o direito à alfabetização. Para isso, contribuímos estudando muito para juntamente com o professor repensar a prática pedagógica em sala de aula e colocar intenções reais no uso dos materiais disponíveis para a alfabetização”.