O álcool em excesso provoca ressaca, sede, dor de cabeça, boca amarga, diarreia, náuseas e vômito, além de outras consequências mais sérias, acarretando prejuízos à saúde como desconforto estomacal, sobrecarga do fígado, elevação da pressão arterial, perda de memória, entre outros malefícios. O abuso de bebidas alcoólicas, além de trazer toxinas para o nosso organismo, desequilibra o nível de açúcar, afeta o nível de vitaminas e nutrientes, “tirando” a energia do corpo.
Quando você consome o álcool, ele aumenta rapidamente o nível de açúcar do organismo e, consequentemente, há uma queda do açúcar. É nessa queda que o organismo quer se recompor. Por isso, as pessoas, após a ingestão de bebida alcoólica, sempre querem aumentar o consumo de comidas gordurosas, de açúcar e até mesmo de alimentos com muito sal, é uma espécie de recompensa rápida para o organismo, porém esses alimentos, além de não nutritivos, acabam prejudicando o funcionamento do fígado, já afetado pelo consumo excessivo do álcool.
Além disso, o álcool provoca efeito diurético, que pode ser agravado com o aumento da sudorese durante a folia. Sem contar que, quanto maior o teor alcoólico da bebida, mais calorias ela contem. Por isso, para combater a desidratação, é importante um bom consumo de água mineral, água de coco, isotônicos e alimentos fonte de potássio como as frutas, frutas secas, cereais integrais para compensar os efeitos do álcool.
Os folhosos escuros são a principal dica para eliminar as toxinas que surgem com o excesso da bebida alcoólica. Consumir vegetais crus no dia seguinte em sucos e saladas também ajuda a livrar-se da ressaca mais rapidamente. Outra dica é o consumo de uma bela salada de repolho cru e couve, além de ajudar na recuperação do fígado, melhora os sintomas como a dor de cabeça. Já os chás, também são benéficos para aliviar a ressaca, principalmente aqueles feitos com ervas secas como o boldo e a alcachofra. O boldo possui a boldina, que é uma substância ativa, e a alcachofra, possui a cinarina. Todas essas duas substâncias são hepatoprotetoras, ou seja, protegem as células do fígado, desintoxicam e ajudam a bile a funcionar melhor.
Se for beber na folia, se hidrate!
Procure um profissional de saúde para melhor orientá-lo e tratá-lo.
Vanessa Gleizer
Nutricionista Funcional. Graduada pela UNEB. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional. Realiza atendimento nutricional na Cidade de Salvador e Riachão do Jacuípe
Siga-a no Instagram: @vanessagleizer
E não deixe de curtir a página no Facebook: www.facebook.com/vanessagleizernutricaopersonalizada