De acordo com o Centro de Processo Seletivo (CPS) da universidade, foram realizadas provas em 28 estabelecimentos da capital e em 63 do interior do estado.
Ainda segundo o CPS, 28.933 candidatos participaram deste primeiro dia de provas. O índice de abstenção registrado foi de 25,30% (9.799), porcentagem semelhante a total do último ano (22,36%).
Neste primeiro dia foram aplicadas as provas de língua portuguesa (incluindo literatura brasileira), língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês) e ciências humanas (história, geografia e atualidades), além da redação. Os candidatos tiveram 4h30 para concluir os exames e só puderam deixar os estabelecimentos após às 10h.
Na redação deste ano, os participantes do certame foram convocados a refletir sobre “a necessidade ou não de se criarem cotas para as mulheres no mercado de trabalho brasileiro”.
Segundo dia de provas
Nesta segunda-feira (7), serão aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia), com duração máxima de 4h, conforme estabelece o edital de convocação para os exames.
No Vestibular UNEB 2016, 38.732 candidatos concorrem a 2.974 vagas oferecidas pela universidade, distribuídas em mais de 109 opções de cursos de graduação presenciais, ofertadas nos campi de Salvador e em outras 23 cidades baianas.
Entre os cursos mais concorridos em Salvador estão Medicina (500 candidatos/vaga), Nutrição (74 candidatos/vaga) e Fisioterapia (57 candidatos/vaga).
Já no interior, a procura maior foi pelos cursos de Direito oferecidos nos campi de Camaçari (51 candidatos/vaga) e Juazeiro (39 candidatos/vaga), e a graduação em Enfermagem ofertada em Guanambi (28 candidatos/vaga).
Por motivo de segurança, os gabaritos das provas dos dois dias do concurso serão divulgados somente no dia 9 de março. O resultado final do Vestibular 2016 deverá ser divulgado a partir do dia 20 de abril.
Mais informações no site www.uneb.br.