O Município de Riachão do Jacuípe no Território da Bacia do Jacuípe é seguramente o que realiza a maior comemoração do 1º de Maio, Dia do Trabalho. As festividades completaram 30 anos e tem a promoção do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais que conta com a parceria da Prefeitura Municipal e comércio local.
O objetivo da festa do trabalhador que muita gente considera a ‘micareta’ do homem e da mulher do campo é proporcionar alegria aos camponeses que chegam em caravana de todas as localidades rurais e se concentram em frente a sede do sindicato onde está um trio elétrico fazendo a festa.
Mas a festa do trabalhador não é marcada só de dança pois a cada instante é intercalada com discursos e reivindicações pelos diretores do Sindicato, de modo especial Teodomiro Paulo que sempre tem em mãos envelopes de reivindicações para ser entregues as autoridades competentes.
O trio elétrico tradicionalmente deixa o Sindicato com destino ao largo da matriz, mas este ano por está passando por reforma, o ponto de concentração onde também é franqueada a palavra das autoridades foi na Praça Landulfo Alves onde acontece os principais festejos da cidade.
O foco principal da discussão neste dia 1º foi a questão da segurança que segundo Teodomiro a onda de roubo chegou a zona rural e tirou o sossego do homem do campo. O diretor disse que está acontecendo êxodo rural por conta da violência e ‘inchando’ a cidade. Ele citou o caso de uma agricultora que residente na Comunidade de São Lourenço que roubaram 100% do rebanho dela (carneiros e ovelhas) e por sorte acabou descobrindo e recuperando sem a interferência da Polícia.
Cobrou das autoridades, de maneira especial as policias civil e militar uma ação mais rigorosa no trabalho ostensivo e investigativo quanto as drogas que estão pelos povoados e fazendas, e a quantidade de motocicletas que apresentam procedência duvidosa.
Teodomiro Paulo e o presidente do Sindicato João Batista entregaram ao secretário de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia Jeronimo Rodrigues dois documentos, um para ser entregue ao Comando Geral da PM e outro ao secretário de Segurança Pública do Estado, Mauricio Barbosa, mas antes ele convocou um representante de cada polícia para subir ao trio e receber as reivindicações, mas ninguém se manifestou.
Jerônimo ainda pelos movimentos sociais sempre marcou presença do 1º de maio de Riachão, segundo ele, lembra quando começou tendo a festa com a participação apenas dos agricultores e que ganhou força e hoje envolve o trabalhador também da cidade.
O deputado estadual Alex da Piatã esteve na festa do trabalhador e ouviu atentamente as reivindicações do sindicato e afirmou que deixa seu gabinete a disposição e o que for necessário fazer para tentar dar maior tranquilidade ao homem do campo ele está pronto para defender a causa.
A prefeita Tânia Matos disse que o naquele momento não deveria haver disputa política, pois era festa dos trabalhadores, aproveitou para reforçar que com muita honra Riachão vai receber no dia 25 deste mês a tocha olímpica ato que vai marcar a história do município.
O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura – FETAG-BA Cláudio Bastos tem sido muito presente no Dia do Trabalho em várias cidades da Bahia tendo priorizado Riachão do Jacuípe. Ele tratou da questão do que chama de ‘golpe’ o que estão tentando fazer com Dilma.
O deputado federal Daniel Almeida do PCdoB fez o uso do microfone para protestar contra a oposição que vem segundo ele vem tentando aplicar o golpe e afastar Dilma Rousseff e fez duras criticas a Eduardo Cunha presidente da Câmara e investigado no processo do lava-jato.
O presidente da Câmara Célio Roberto conhecido por Celinho disse que a Câmara está na defesa do trabalhador e lembrou da caminhada da paz que segundo ele resultou na chegada da Companhia Independente da Polícia Militar.
Fazendo corpo a corpo na pré-campanha além do grupo de Tânia Matos que deve tentar a reeleição, estava o grupo do ex-prefeito Lauro Falcão e outro com Zé Filho, além de outro bloco com o ex-prefeito Zé Raimundo e Catarino, além de Dr Francisco Tadeu atual vice e pré-candidato pelo PT.
Redação CN / Fotos: Teones Araújo