Ter o sorriso alinhado é o cartão postal para qualquer pessoa que se preocupa com a saúde bucal e estética dos dentes. Além de correções através do uso de aparelhos ortodônticos, clareamentos a laser e caseiros, limpezas, o procedimento de implantes dentários tem se tornado cada vez mais frequentes no consultórios odontológicos.
Segundo pesquisa divulgada pela Associação Brasileira da Indústria Médica , Odontológica e Hospitalar (Abimo), no Brasil, em 2014, cerca de 800 mil implantes e 2,4 milhões de componentes de próteses dentárias foram colocados no país. As estatísticas tendem a crescer devido ao número de profissionais habilitados para realizar o método nos pacientes. Entre 2004 e 2008, por exemplo, o número de implantodontias cresceu cerca de 260%, de acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO).
No Centro Odontológico Integrado (COI), em Conceição do Coité, o cirurgião dentista Gustavo Carvalho, explica que a procura pelo implante é frequente e aumentou 25 %, principalmente pela recuperação pós cirurgia. “Mesmo sendo um processo cirúrgico feito para substituição de dentes perdidos, utilizando brocas de perfuração óssea, o pós operatório é bastante tranquilo com o uso correto de analgésicos e antibióticos”, afirmou Carvalho.
Durante a realização da matéria na COI, uma paciente coiteense de 55 anos, que não quis se identificar, estava em revisão e chamou atenção pelo entusiasmo pós cirurgia. “ Minha vida mudou completamente. Estou muito feliz! Doutor Gustavo inseriu seis dentes sintéticos e não tive muitas dores. Tinha vergonha de sair devido a baixa estima e hoje sorrio atoa. Um investimento que vale a pena!” afirmou aos risos.
Apesar de a paciente ter idade avançada, doutor Gustavo relata que, qualquer pessoa pode candidatar á colocação dos dentes sintéticos, desde que esteja em condições de saúde adequada. “Fazemos exame clínico, radiografias, modelos articulados, tomografias e de saúde geral como (exames) laboratoriais e risco cirúrgico quando necessário. Essa prática (implante) é mais indicado para pessoas que finalizaram o processo de crescimento ósseo que acontece após adolescência”, complementa.
Higiene Bucal
É necessário que as pessoas tenham cuidados com a saúde bucal, utilizando escova e fio dental de qualidade, asséptico bucal e visitar frequentemente o dentista .Maioria das pessoas que perdem os dentes e recorrem a implantação, foram causados pela má higienização provocados pelo acúmulo de placa bacteriana, tártaro, gengivite e cáries”, finaliza o cirurgião dentista, Gustavo Carvalho.
Para maiores informações sobre procedimentos dentários, o Centro Integrado Odontológico fica localizado na rua. Doutor Amâncio Mota n- 47,Conceição do Coité / BA Telefone: 75 3262-2101
Por: RR Assessoria de Imprensa