Salvador recebeu nesta terça-feira,24, a tocha olímpica dos Jogos Rio 2016 no mês de agosto. O percurso foi dividido em três etapas, o primeiro no Centro Histórico, desceu o Elevador Lacerda de rapel, e depois de um percurso de 8,5 km chegou a Igreja de Senhor do Bonfim.A segunda etapa a Tocha passou pelas avenidas Paralela, Orlando Gomes, Otávio Mangabeira e Jardim Armação.
A terceira estava cercada de expectativa, pois iniciaria no Dique do Tororó e encerraria no Farol da Barra. A chama chegou ao Dique por volta das 18h45. O grupo de samba ‘Apaches’ recepcionou o remador paraolímpico Renê Pereira, que conduziu a tocha pelas águas, por cerca de meia hora, em um ambiente pouco iluminado.Lá, o atleta paralímpico Rener Pereira contornou o Dique, pedindo a bênção dos orixás.
Depois o fogo que representa a paz, a amizade e a união dos povos, seguiu pra o Farol da Barra, mas antes, passou pela Avenida Centenário, Morro do Cristo – com a apresentação do Coreto Elétrico –, pela Avenida Oceânica, finalizando o percurso no Farol da Barra.
Pira da Celebração – Já no Farol da Barra, o cantor Thiaguinho acendeu a Pira da Celebração, simbolizando o término da passagem da Tocha por Salvador. Thiaguinho disse que o momento é importante não só para Salvador, mas para o mundo, e que certamente esse dia ficará marcado em sua vida. “Salvador está no meu coração e eu dedico esse momento aos meus pais, que são professores de educação física, e a cada um dos soteropolitanos que querem que os jogos sejam maravilhosos e desejam passar uma boa imagem para o mundo”, afirmou o cantor, que fez parte da programação de shows na Barra junto com Jammil, Jota Quest e a cantora Daniela Mercury, além de DJs.
Chegou o dia do revezamento da tocha Olímpica pelo Sertão da Bahia
Quatro cidades da região recebem nesta quarta-feira, 25, a chama dos jogos. O Calila Notícias acompanha o evento em Feira de Santana, Riachão do Jacuípe, Capim Grosso e Senhor do Bonfim.
Trânsito alterado em Feira
O trânsito da cidade de Feira de Santana sofrerá algumas mudanças logo a partir das 5h da manhã. Entre as modificações estão o fechamento de algumas vias e também a proibição de estacionamento nas ruas e avenidas do trajeto.
As intervenções começam a partir das 5h da manhã e o término acontece aproximadamente por volta do meio-dia.
As vias que terão a restrição de circulação e estacionamento são as avenidas Presidente Dutra, Maria Quitéria e Senhor dos Passos. Além disso, também sofrerão alterações as ruas Frei Aurelino Grottamare, Felinto Marques Cerqueira, Manoel Alves Pereira, Nilton Vieira Rique, Frei Caneca, Coronel José Pinto, Juarez Távora, Carlos Valadares e a Praça João Pedreira.
Riachão em festa
A chama chegará a Riachão do Jacuípe por volta do meio dia. A tocha será acesa no começo da Avenida Eliel Martins, dando início ao revezamento com o cantor e compositor Del Feliz seguindo pelas ruas: Alexandre Carneiro Figueredo, Aurélio Mascarenhas, Izauro Souza, volta para a Av. Eliel Martins seguindo em direção a Praça Landulfo Alves.
Na principal praça da cidade acontecerá uma cerimônia de Celebração no Palco. Após o encerramento o revezamento continuará pela Praça José Abraão Santiago, seguindo para a BR 324, rumo a Capim Grosso.
Confira a cobertura aqui:
Redação CN