Estão abertas a partir desta segunda-feira, 30/05, as inscrições para o processo seletivo / Vestibular 2016 da Faculdade da Região Sisaleira – FARESI, localizada na Avenida Senhora Santana em Conceição do Coité. As vagas oferecidas são para os cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Nutrição e Enfermagem, sendo que, haverá possibilidade de financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), Programa Universidade Para Todos – PROUNI e particular.
A FARESI está formando suas primeiras turmas e recebeu conceito 4 em avaliação do Ministério da Educação – MEC, que reconheceu e credenciou a instituição como sendo uma Universidade totalmente apta, com infraestrutura satisfatória, para abertura dos cursos de graduação. O vestibular vai acontecer no dia 19 de junho e as aulas terão inicio trinta dias depois. O (a) interessado (a) que desejar se inscrever pode acessar o site www.faresi.com.br ou se dirigir a sede da instituição onde uma atendente está a disposição do candidato. O valor da taxa é de R$ 60,00 preço válido pra qualquer curso, podendo ser pago pelo cartão de crédito ou boleto bancário.
A FARESI possui uma área interna em torno de 2 mil metros quadrados, distribuídos em 9 salas de aulas, sete laboratórios, um moderno auditório com capacidade para 350 pessoas sentadas, uma grande biblioteca com rico acervo, sala de informática, amplo estacionamento interno, sala arejada e equipada para professores, sanitários masculino e feminino com instalações modernas e acessível para deficiente físico.
Como surgiu a FARESI
Segundo Silvan Batista, diretor administrativo da FARESI, a ideia de implantar esse projeto em Conceição do Coité surgiu há 3 anos, quando ele fazia parte do quadro de assessor do então deputado federal Acelino Popó Freitas, e outro colega assessor lhe apresentou o empresário David Macedo, renomado no setor educacional superior, tendo atuado nas faculdades Mauricio Nassau, Unime, FAN, entre outras e “ele tinha o sonho de construir a sua própria faculdade, e me falando desse sonho, disse que tinha vontade de colocar no interior e que inclusive já tinha até conversado com um empresário em Serrinha para levar pra lá. Mas, acabamos mostrando pra ele, depois de ter feito um levantamento na região, que Coité é proporcional a um Pólo e que num raio de cem quilômetros era a cidade que mais se aproximava das demais, e que nesse raio, tirando Feira de Santana, ocuparíamos uma população de 720 mil habitantes. Ele achou muito interessante e marcou uma visita a Coité, gostou muito da cidade e dali foi dado o primeiro passo e hoje está ai, a Faresi é uma realidade, além dos cursos que vamos iniciar, já projetamos para o próximo ano Educação Física, Agronomia, Odontologia e Arquitetura. Aliado a tudo isso, pretendemos implantar também cursos técnicos”, afirma o diretor.
Ainda de acordo com Silvan, a ideia de trazer esses cursos iniciais (Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Nutrição e Enfermagem) foi com base de um levantamento e concluiu que tem muita gente de Coité e região saindo para fazer curso fora e até morando em outras cidades, a exemplo de Feira de Santana, Salvador, Aracaju, Alagoinhas, Juazeiro, “nosso intuito é fazer com que a população da região sisaleira não se espalhe e fique por aqui, será muito mais cômodo para os estudantes e da cidade e para aqueles que virão de fora irão contribuir para o aquecimento da economia local”, concluiu Silvan da Faresi como é conhecido.
VEJA OUTRAS FOTOS
Redação CN / Fotos: Raimundo Mascarenhas