Sete, dos nove vereadores que compõem o Poder Legislativo do município de Lamarão, localizado no território do sisal, resolveram marchar juntos e apoiarem a colega vereadora Nilda dos Reis Juriti da Silva (PMDB), mais conhecida por Nilda Moura, a mais votada no pleito de 2012, como pré-candidata a prefeita, cujo nome será homologado na convenção partidária que deverá ocorrer no inicio de agosto. A iniciativa foi do vereador Elpidio de Jesus Silva (DEM).
Até chegar à indicação do nome de Nilda Moura, houve uma série de reuniões e foram colocados em apreciação os nomes dos vereadores Eraldo de Freitas (PMDB), conhecido por Ambrósio, Josicelia dos Santos (PMDB) “Joice” e José Carlos de Jesus, (PSL), “Del de Nadinho”, até a ideia ser amadurecida e chegar ao consenso do nome da pemedebista. Além dos vereadores lembrados para encabeçar a chapa, fazem parte deste bloco o vereador José Fausto de Oliveira (PMDB), “Petêca” e a vereadora democrata Valdemire Simões, “Mire”, atual presidente da Câmara. A ideia nascida entre os vereadores tomou corpo e já conta com o apoio do PMDB, DEM, Solidariedade e PDT.
O vereador Ambrósio falou ao CN que essa posição do grupo foi externado no inicio dos trabalhos parlamentares deste e ano e agora ganhou consistência e o nome está lançado, aguardando apenas o momento certo do registro. Questionado sobre os motivos que levaram a tomar essa posição, o vereador justificou: “Os compromissos assumidos e não cumpridos no plano de governo apresentado na campanha de 2012, retaliação nas secretarias, ausência do prefeito na cidade, principalmente na Prefeitura e, para uma pessoa ou vereador falar com o gestor tem que ficar de plantão na casa dele, onde pouco aparece, pois mora em Feira de Santana ou quando está em Lamarão fica na fazenda. Ele não atende sequer uma ligação dos vereadores e com isso resolvemos apoiar uma colega, pois conhece nossa luta”, desabafou.
A vereadora Joice também falou da sua decepção com o prefeito Dival Medeiros (PT), pois, segundo ela, o mesmo não tem o mínimo de respeito pelos vereadores, “mesmo contando com apoio de todos nos projetos enviados a Câmara, e para se ter uma ideia disso, eu nunca fui convidada para um ato realizado pelo prefeito, fico com vergonha ao ser questionada da rua pelo povo que pergunta por que não fui, e a resposta é sempre a mesma, ou seja, não sabia ou não fui convidada”, falou decepcionada a parlamentar.
O ex-vereador Pedro Simões de Araújo, 75 anos, lembrou as gestões dos ex-prefeitos Florêncio Mamedio da Silva, “Dãozinho”, Antônio João Nader e Ederlindo José dos Santos Lima, onde segundo ele, o povo procurava o prefeito e encontrava, pois os três moravam na cidade, “diferente do atual, e isso tem contribuído com o sofrimento do povo e realizar uma gestão deficiente e de abandono, a exemplo da obra de esgoto e calçamento da Rua André Negreiro Falcão, paralisada aproximadamente 45 dias. Essa rua dar acesso o centro da cidade. Imagine, estamos sem poder passar de carro para o centro”, desabafou. Pedro Simões, também defende o nome de Nilda Moura como pré-candidata a prefeita.
Nilda Moura está quarto mandato, sendo presidente da Câmara por três períodos e sempre pertenceu ao PMDB. Disse que já pensa nas propostas que serão colocadas para discussão com eleitores. Quero o desenvolvimento do comércio, comprar na cidade, apoiar a agricultura familiar e devolver a dignidade a todos o munícipes. Moro aqui e continuarei morando em Lamarão, ou seja, perto do povo e sempre o recebendo”, garante.
Em 2012, Nilda Moura obteve 465 votos, correspondente a 9,00% dos votos válidos e sempre acompanhou o presidente estadual do PMDB, Geddel Vieira Lima, nas suas investidas políticas, inclusive em 2010, quando Geddel foi candidato a governador e 2014, candidato ao Senado. Nilda afirmou que, além de política, existe uma relação de amizade entre as famílias Moura e Vieira Lima desde 1999.
Comenta-se na cidade a possibilidade de disputarem a eleição para prefeito Dival de Memel, filiado ao PT que deverá tentar à reeleição, Arivaldo dos Anjos Damião, conhecido por Gordo que governou Lamarão por dois mandatos consecutivos, o empresário Laerte Multi (PSDB), Luciano Melo, “Buia”, pelo PMB e Nilda Moura, PMDB. Em 2012 o atual prefeito Dival de Memel venceu o pleito com 80,08% dos votos válidos, porém não conseguiu eleger nenhum vereador do seu partido, o PT.
Com exceção dos quatro vereadores do PMDB, Nilda, Joice, Ambrósio e Petêca, Mire (DEM) e Antônio Nivaldo Santos, conhecido por Nen da Laranjeira, que permaneceu no PSDC, os demais mudaram de partido, ou seja, João Rosival deixou o PSL e foi para o PV, Elpidio de Jesus saiu do PR e migrou para o DEM e Del de Nadinho deixou o PTdoB e foi para o DEM. Mesmo com a oportunidade permitida pela “janela”, nenhum vereador migrou para o PT, partido majoritário do prefeito Dival.
Eleitorado deve crescer muito em relação a última eleição
Lideranças políticas estão vivendo a expectativa de crescimento no eleitorado do município para este ano.Em 2014 nas eleições gerais foram apurados 4.887 votos válidos e a previsão é de 9000 eleitores estejam aptos a votar em outubro deste ano. Além da sede, existem sessões eleitorais nas comunidades Veludo, Quiji, Traíra 1 e Olhos d’Água e deve crescer principalmente depois da conquista do Povoado Saco do Correio, antes pertencente a Serrinha
Redação CN/ Fotos: Raimundo Mascarenhas