Inspirado em São Paulo a maior capital do país e uma das maiores do mundo, que todo dia 25 de janeiro comemora aniversário com o corte de um bolo em praça pública, sendo que neste ano de 2016 o bolo alcançou 462 metros, correspondendo 1 metro para cada ano, o pequeno município de Nordestina, no Território do Sisal também já mantém a tradição do bolo e na última segunda-feira, 09, a população cantou o parabéns e presenciou o corte do bolo de 31 metros.
A secretária de Assistência Social Laiane Carvalho disse ao Calila Noticias que todo ano o bolo traz um tema e neste 2016 teve como tema “Nordestina, uma história de progresso”, e foi feito um histórico de Nordestina desde quando era distrito de Cajueiro pertencente a Queimadas, até a presente data.
Na extensão de 31 metros de comprimento por 50 centímetros de largura foram colocadas diversas fotografias de pessoas que fizeram história no município, a exemplo da família Amabahi, família Peixinho, primeira professora Guiomar Guimarães, primeiros vereadores.Tinha também fotografias de imóveis e ruas antigas, inclusive a sede da primeira prefeitura. “Por isso denominamos o tema um história de progresso, pois é visível às transformações,” garante a secretária.
Ideia do bolo
O prefeito Ito como é popularmente conhecido disse que um dia assistido televisão, isto no ano de 1998 quando Nordestina estava no 13º aniversário, viu uma reportagem sobre o bolo de São Paulo e sentiu a vontade de fazer o mesmo em Nordestina, “pesquisei sobre o bolo de aniversário e descobrir que na época somente São Paulo comemorava desse jeito, ai reuni minha equipe e disse vamos fazer, e hoje está ai. Agora em 2016 são 31 metros, dos 31 anos, e 18 anos de tradição, sei que nenhum gestor daqui pra frente vai deixar de fazer, pois é uma cultura nossa, o povo já espera esse momento, não apenas para saborear o bolo, como também para ver o crescimento e o tema,” afirmou Wilson.
O gestor disse também que o bolo custou em torno de R$ 10 mil que considera um valor alto, mas no ponto de vista da tradição que tem e a quantidade de gente que saboreia e muitos ainda levam para casa, não fica caro.
Em seu discurso depois de observar as fotografias da cidade, falou dos avanços do município até hoje, segundo ele em janeiro de 1997 ao tomar posse encontrou Nordestina com 823 imóveis e hoje conta com 4.085. “Avanço de 78%, pra ser mais preciso, em 1997 o imóvel mais caro custava seis mil reais e hoje encontra com o valor de trezentos mil ou até mais”, comemora.
O gestor que não vai mais a reeleição por está completando seu segundo mandato de oito anos, disse que o progresso de Nordestina vai continuar porque o povo está vendo a evolução, “estou feliz por estar terminando o meu mandato, tomara que termine do jeito que está ai, de bem com o povo, nossa avaliação está excelente, a transferência de ponto que diz a pesquisa também está ótima, e se chegar 31 de dezembro do jeito que está, com fé em Deus vamos encerrar com mais uma missão cumprida, lógico que não vamos cruzar os braços, vamos continuar trabalhando. Nordestina tem tudo pela frente e com a vinda agora do deputado Alex da Piatã, um grande deputado que está atuando muito bem na região do sisal e na Bahia, agora no partido liderado por Otto Alencar que disse ter o maior prazer de tê-lo no partido (PSD), e sei que ele vai somar muito e quem vai sair ganhando é o povo”, concluiu o gestor.
O deputado estadual Luciano Simões Filho também prestigiou o corte do bolo, elogiou a iniciativa de Ito e a manutenção da tradição, não poupou elogios ao gestor municipal que segundo ele está chegando há 16 anos no poder e nunca teve uma conta rejeitada, “um exemplo de gestão pública, parabéns Nordestina pelos 31 anos, parabéns Ito pela dedicação a sua terra e parabéns a todos nordestinenses”.
Nelson Moura atual secretário de Finanças falou com satisfação em comemorar 31 anos de emancipação de um município que ele praticamente viu emancipar e prestar seus serviços desde o inicio. “Fico muito orgulhoso de ter acompanhado toda evolução de Nordestina e colaborado para seu desenvolvimento, quero aproveitar para parabenizar a cada família de Nordestina por essa data marcante”, concluiu Nelson, ele que deve ser o candidato que disputará a sucessão de Ito.
Redação CN/ Fotos: Raimundo Mascarenhas