O Dia do Trabalho vai ficar marcado também como dia do sepultamento do ex-prefeito de Senhor do Bonfim Paulo Batista Machado, ocorrido na manhã deste domingo (1º). Ele morreu na noite de sexta-feira, 29, de causas não divulgadas, no Hospital da Bahia, em Salvador, onde estava internado desde o dia 9 de abril.
O corpo de Paulo Machado foi velado na Câmara Municipal durante toda tarde e noite de sábado, saindo por volta das 10h30 no carro de bombeiro até o cemitério, ao som da Filarmônica e sob muitos aplausos.No trajeto da Câmara Municipal ao Cemitério São Lázaro, uma multidão de pessoas acompanhou o cortejo fúnebre, enquanto outras centenas aguardavam nas calçadas e nas vias públicas a passagem do carro dos bombeiros conduzindo o caixão com o corpo do ex-prefeito. Durante todo o percurso, foram entoados cânticos católicos e músicas em homenagem à Maria, de quem Machado era grande devoto. Motoristas e motoqueiros faziam buzinaço. A população aplaudia de forma emocionada.
De acordo com site Bonfim Noticias, outro momento de grande emoção, foi na chegada ao Cemitério São Lázaro, no Alto da Maravilha. O cortejo foi recebido ao som de “O Canto da Ema”, ou “A Ema Gemeu”, de Jackson do Pandeiro, executada pela Bandinha & Cia de Senhor do Bonfim. Esta música era precedida de seus discursos durante a campanha eleitoral de 2008, quando foi eleito prefeito de Senhor do Bonfim. Depois, enquanto o caixão era retirado do carro do Corpo de Bombeiros, a Bandinha tocava “Nossa Senhora”, de Roberto Carlos, canção que encerrava suas caminhadas no período de campanha.
Antes de o caixão descer à sepultura, algumas pessoas fizeram uso da palavra, a exemplo de Dr. Aurélio Soares, que foi seu vice prefeito, e o ex-deputado e ex-prefeito Carlos Brasileiro.
o Reitor da Universidade do Estado da Bahia, UNEB, professor José Bites de Carvalho, acompanhado de assessores e de funcionários do Campus VII, Senhor do Bonfim, esteve na Câmara para uma homenagem da instituição a Paulo Machado. Além de professor, Machado também foi diretor do Campus VII, ainda quando se chamava FESB – Faculdade de Educação de Senhor do Bonfim. O Professor Bites aproveitou para anunciar que o Campus da UNEB de Senhor do Bonfim passará a chamar-se “Campus Professor Paulo Machado”.
Redação CN * informações e fotos: Bonfim Noticias