A Tocha Olímpica está em Salvador dando sequência a trajetória pelo Brasil até chegar ao Rio de Janeiro para abrir as Olimpíadas no mês de agosto. O percurso teve inicio na manhã desta terça-feira (24) e quem deu a largada de 35 km pelas ruas da capital foi o nadador paulista paraolímpico Marcelo Collet, que é radicado na Bahia. Collet saiu por volta das 10h, do Largo do Pelourinho,em frente a Fundação Casa de Jorge Amado, para celebrar o momento banda Olodum comandou a festa.
Ainda no centro Histórico a tocha passou pelo Terreiro de Jesus, Praça Municipal até chegar ao Elevador Lacerda de onde desceu de rapel.A partir daquele momento pela Cidade Baixa o simbolo maior dos Jogos Olímpicos passou pelo Mercado Modelo, Avenida Miguel Calmon e Jequitaia, Largo dos Mares, Avenida Fernandes da Cunha, Largo de Roma (Praça Irmã Dulce), Avenida Luís Tarquinio, Largo da Boa Viagem, Monte Serrat e encerrou a 1ª etapa em frente a igreja de Senhor do Bonfim, depois de 8km de corrida e muita comemoração.
O CN acompanhou todo percurso e em vários pontos as pessoas aplaudiam a passagem da tocha que é acompanhada por um grande esquema de segurança idêntico a vista do Papa e de presidente de república.
Até às 19h30 a tocha irá passar pelas mãos de 153 condutores anônimos a famosos, na primeira etapa por exemplo o repórter esportivo Carlos Gil da Rede Globo e o atleta de Futvolei Lucas Souza que vai representar a Bahia nas olimpíadas e teve também o que antes não era tão famoso, mas ficou, o pedeserrense Ubiratan, segundo ele tinha vontade de participar desse momento, se inscreveu e foi convidado a conduzir a tocha pelo percurso aproximado de 200 metros.
O CN entrevistou também a estudante Rebeca moradora do Bairro Plataforma, ela foi a primeira a conduzir a tocha depois de descer de rapel, disse que não sabe contar a dimensão de sua alegria em está conduzindo a tocha olímpica.
Maria Sônia Batista de Souza, 56 anos, também correu 8 km do elevador ao Bonfim, disse que sempre se prepara para momentos como este.Com o folego de criança, disse ter nascido dia 12 de outubro, corre ha 12 anos, saiu do Rio Vermelho no trote, foi até o elevador e continuou a corrida até o Bonfim.
Noel Marinho da Conceição, outro cidadão que se diz preparado para esse tipo de atividade, disse ser morador de Camaçari e que esteve na maratona Chile 21, no Chile.
A segunda etapa da corrida está acontecendo neste momento pela Orla, Avenidas: Paralela, Orlando Gomes e Otávio Mangabeira e termina na Manoel Dias da Silva.
A terceira e última etapa está previsto para começar pelo Dique do Tororó onde a tocha atravessará de barco, segue pelas avenidas Centenário e para no Farol da Barra com shows de Thiaguinho, Jota Quest e Jammil.
Redação CN/ Fotos: Raimundo Mascarenhas