Mesmo com aproximação da eleição e escolha dos nomes para compor as chapas majoritárias que vão disputar o pleito de outubro, a questão política partidária não foi assunto no ato de inauguração da Unidade do Programa Saúde da Família, na manhã de sábado, dia 11, em Candeal. Em se tratando de um ato institucional e com a presença de vereadores, líderes políticos do município, o assunto foi tratado em “off” com o Calila Noticias.
Prefeito por três mandatos, deputado estadual e federal, José Rufino Ribeiro Tavares Bisneto, mais conhecido por Ribeiro Tavares, filiado ao PMDB, garantiu ao CN que não será candidato a nenhum cargo. Segundo ele o momento é próprio para falar do assunto, porém não há nada definido, nem mesmo na oposição esse quadro está definido. “Posso garantir que não serei candidato, mas trabalharei muito mais do que fosse candidato, na defesa do projeto do nosso grupo”, concluiu.
Os nomes que aparecem e se mostram dispostos a manter a unidade do grupo majoritário, a exemplo de Agnaldo Tavares Carneiro Neto, conhecido por Có, 41 anos, filho do ex-deputado Ribeiro Tavares. Ele contou que o assunto ainda não foi conversado e que faz parte de um grupo político e se faz necessário ouvir a todos, pois política não se faz com vaidade.
Segundo Có que está filiado ao PMDB, há possibilidade de ser candidato, mas não é empecilho para a indicação de outro nome, dentre eles do próprio prefeito Fernando Nere que tem direito a reeleição.
‘Donguinha’, como é conhecido o prefeito, disse que todos os gestores têm esse pensamento de continuar o trabalho que vem fazendo e no caso de Candeal, segundo pesquisas, tem 70% de aprovação. “Sou grupo e não há possibilidade de ‘racha’ dentro deste. Vamos conversar e escolher o melhor para continuar o projeto”, finalizou.
Em 2012 três chapas disputaram a eleição para prefeito e o Fernando Nere, com o pecuarista Manoel André de Lima Sobrinho, mais conhecido por Zezo, que também já foi prefeito, venceu o pleito com 31 votos de diferença para o segundo colocado Everton Pereira Cerqueira (PR), que tinha na chapa como vice-prefeita à ex-vereadora Mary Conceição, cuja base política principal é a microrregião do Belo Alto, segundo maior colégio eleitoral do município.
O PMN disputou a eleição com Domingos Borges Pereira, conhecido por Tio Louro e obteve apenas 105 votos.
Redação CN / Fotos: Raimundo Mascarenhas