Bahia

FETAG promove o ‘Grito da Terra Bahia’ 2016 em Salvador

Para o presidente da Fetag-BA, Cláudio Bastos, apesar de ainda existirem diversos aspectos que precisam ser melhorados na execução de políticas públicas, a Federação tem encontrado, no governo estadual, um espaço de diálogo e valorização do rural.

grito da terra bahia -6- 2013- foto-Raimundo Mascarenhas
Boneco da Burocracia é uma das atrações que ao termino do manifesto é queimado

A Federação da Agricultura do Estado da Bahia – FETAG realiza nesta quinta-feira, 09, no Centro Administrativo da Bahia – CAB, mais uma edição do Grito da Terra Bahia.A expectativa é de receber milhares de agricultores e agricultoras de todas as regiões do Estado para reivindicar dos órgãos de Governo diversas ações.

Entrega da pauta de reivindicação
Entrega da pauta de reivindicação

Há cerca de duas semanas, aconteceu na Secretaria de Desenvolvimento rural – SDR a solenidade de entrega da pauta de reivindicações do Grito da Terra Bahia 2016. Da pauta, 92 pontos, direcionados às secretarias e órgãos do Governo, desde as políticas sociais, inclusiva às políticas estruturantes e inclusiva.

A FETAG-BA, esteve representada pela sua diretoria. Cláudio Bastos, presidente; David Wylkerson, vice-presiente da FETAG-BA e secretário de Política Agrícola da CONTAG; Welliton Santos, secretário Geral e coordenador Regional Nordeste da CONTAG; José Ildon, secretário da Terceira Idade; Joaquim Francisco, secretário de Política Agrícola; Josefa Rita da Silva, secretária de Meio Ambiente; Maria Cristina Vitória, secretária de Mulheres, e o assessor Marcos Wanderley.

A SDR, representando o Governador Rui Costa, esteve representada pelos diretores gerais da Bahiater (Ivan Fontes), CAR (Wilson Dias), CDA (Ariosvaldo Souza), além do próprio Secretario, Jerônimo Rodrigues. Participaram ainda do encontro o chefe de gabinete da SDR, Edson Valadares, o assessor de Planejamento e Gestão da SDR, Mário Freitas, o diretor operacional da BAHIATER, Marcus Vinicius dos Santos, a coordenadora de Reforma Agrária da CDA, Isabel Oliveira, a diretora de Agregação de Valor e Acesso a Mercados da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), Elizabete Costa, e o coordenador de Projetos Especiais da CAR, Gilmar Bonfim.

Para o presidente da Fetag-BA, Cláudio Bastos, apesar de ainda existirem diversos aspectos que precisam ser melhorados na execução de políticas públicas, a Federação tem encontrado, no governo estadual, um espaço de diálogo e valorização do rural. “Nós, que representamos 410 sindicatos filiados, temos ainda muito a melhorar e muitos desafios, como com a realização do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), medições para a regularização fundiária e emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar (DAP/Pronaf), mas temos um excelente relacionamento com a SDR e verificamos o fortalecimento institucional tanto da SDR, como da Fetag e esperamos melhorar ainda mais”.

O Calila Noticias vai acompanhar a manifestação

Redação CN / informações FETAG